Açoriano Oriental
Servidas 13 mil sopas nas festas do Espírito Santo de Ponta Delgada

A organização das festas do Espírito Santo de Ponta Delgada, nos Açores, serviu este sábado 13.000 sopas e 10.000 doses de arroz doce às milhares de pessoas que se deslocaram ao Campo São Francisco.

Servidas 13 mil sopas nas festas do Espírito Santo de Ponta Delgada

Autor: Lusa /AO Online

Segundo uma nota de imprensa da Câmara Municipal de Ponta Delgada, que organiza as festividades, “largos milhares de pessoas deslocaram-se este sábado a Ponta Delgada para saborear as sopas e o arroz doce e assistir ao tradicional Cortejo Etnográfico do Espírito Santo”.

“No Campo de São Francisco, foram servidas mais de 13.000 sopas e 10.000 doses de arroz doce, mas muitos foram os que até ali se deslocaram, sobretudo turistas, apenas para observar o ambiente que se criou num dos mais emblemáticos espaços da cidade de Ponta Delgada”, refere a autarquia.

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, inaugurou o Triato do Espírito Santo, no Coreto do Campo de São Francisco, decorado por colaboradores do município.

Esta tarde, na Avenida Infante D. Henrique, decorre o cortejo etnográfico, que este ano conta com a participação de mais de 1300 figurantes, 30 carros alegóricos, 19 folias do Espírito Santo, 16 carros de bois e quatro agrupamentos musicais.

No Cortejo Etnográfico vão estar representadas as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada: Ajuda da Bretanha, Arrifes, Candelária, Capelas, Covoada, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Fenais da Luz, Feteiras, Ginetes, Livramento, Mosteiros, Pilar da Bretanha, Relva, Remédios, Santa Bárbara, Santa Clara, Santo António, São José, São Pedro e São Roque, São Sebastião, São Vicente Ferreira e Sete Cidades.

No domingo, realiza-se a missa da coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Sebastião, o bodo de Leite e a coroação dos impérios do Espírito Santo do concelho de Ponta Delgada.

A Câmara de Ponta Delgada, nos Açores, espera mais de 20 mil pessoas nas Festas do Divino Espírito Santo.

Além dos locais, milhares de emigrantes açorianos radicados nos Estados Unidos e Canadá deslocam-se por esta altura do ano a Ponta Delgada para participarem das festividades.

De acordo com o sítio na Internet da Câmara Municipal de Alenquer, as Festas do Espírito Santo são celebradas naquela vila “há mais de 700 anos”, tendo sido “instituídas pela rainha Santa Isabel e pelo rei D. Dinis”.

Em 2021, as Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada foram assinaladas simbolicamente em julho devido à pandemia de covid-19.

As Festas do Espírito Santo têm uma forte expressão em todo o arquipélago dos Açores, envolvendo tradicionalmente cerimónias religiosas e a partilha de refeições na rua, além de atuações musicais e outras iniciativas comunitárias.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados