Açoriano Oriental
Senado dos EUA dá mais um passo para confirmar escolha de Biden para Supremo

O Senado norte-americano aprovou a continuação do processo de confirmação para o Supremo Tribunal de Justiça da juíza Ketanji Brown Jackson, primeira mulher negra nomeada para o cargo e escolhida pelo Presidente Joe Biden.

Senado dos EUA dá mais um passo para confirmar escolha de Biden para Supremo

Autor: Lusa/AO Online

Por 53 votos a favor e 47 votos contra, os democratas aprovaram na segunda-feira a retirada da indicação de Ketanji Brown Jackson do Comité de Justiça da Câmara Alta dos Estados Unidos da América (EUA), onde momentos antes o processo tinha sido travado devido a um empate entre os seus apoiantes (11 democratas) e opositores (11 republicanos).

Face a essa barreira, o líder da maioria progressiva no Senado, Chuck Schumer, apresentou uma moção para avançar com o processo de indicação.

Após a aprovação da moção, o plenário da Câmara Alta só deve votar a confirmação da juíza na quinta ou sexta-feira.

Em princípio, a magistrada deverá ser confirmada na Câmara, uma vez que os 50 parlamentares democratas disseram que votarão a seu favor, aos quais se irão juntar os republicanos Susan Collins, Mitt Romney e Lisa Murkowski.

Durante as audiências na Comité de Justiça, os conservadores criticaram Ketanji pelo seu trabalho em defesa dos prisioneiros de Guantánamo (Cuba) e questionaram-na sobre alegadas "sentenças suaves" em vários casos de pornografia infantil.

Contudo, especialistas jurídicos elogiaram a juíza durante as audiências, com um grupo de advogados a dizer que a magistrada tem uma reputação "excelente", competência "excecional" e está bem qualificada para se sentar no Supremo dos EUA.

A chegada de Ketanji ao Supremo Tribunal não mudará a composição ideológica da instituição, que com seis juízes conservadores e três progressistas, está mais inclinada à direita do que em qualquer outro momento desde a década de 1930.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.