Açoriano Oriental
Seminário de Angra com o menor número de alunos de sempre

O Seminário Episcopal de Angra iniciou esta quarta-feira o ano letivo, sendo o segundo ano consecutivo sem novos alunos, o que contribui para que tenha  a comunidade discente mais pequena de sempre.

Seminário de Angra com o menor número de alunos de sempre

Autor: Ana Carvalho Melo

“Nós estamos com o número mais baixo de alunos de que há memória - dez alunos repartidos por três turmas do segundo, quarto e sexto anos”, revela o reitor do Seminário, padre Hélder Miranda Alexandre, citado no portal Igreja Açores.

Para o padre, este facto deve ser “um sinal para diocese”.

“É, por isso, um momento de reflexão pois trata-se do segundo ano seguido sem novos alunos e isto deve constituir um sinal para a diocese”, afirma, defendendo: “É preciso fazer mais pela pastoral vocacional, cada um nas suas comunidades, para se ver como se pode dar a volta a isto”.

Hélder Miranda Alexandre afirma, no entanto,  que a questão da falta de vocações “haveria de chegar mais tarde ou mais cedo aos Açores”.

“O decréscimo da participação religiosa, no geral, já nos dava esta indicação e por isso era uma questão de tempo”, refere o responsável, sublinhando, contudo,  que “é preciso arregaçar mais as mangas e fazer mais pelas vocações”.

Nesse sentido, refere ser necessário “esperar pela chegada do novo bispo para, em conjunto, se refletir e tomar as decisões mais adequadas”.

Recorde-se que o  Seminário Episcopal de Angra foi inaugurado no dia 9 de novembro de 1862 no Convento de S. Francisco de Angra, passados 328 anos da fundação da Diocese. Dava-se assim cumprimento à norma tridentina e ao desejo do clero quanto à fundação de um Seminário nesta Diocese.

Ao longo de 160 anos o Seminário  formou diversas gerações de alunos, tendo daí saído sete bispos e praticamente todos os sacerdotes açorianos. 

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados