Açoriano Oriental
Assembleia Legislativa Regional
PSD vai votar a favor de projecto de resolução do PS, PCP e BE sobre futuro da RTP
O PSD anunciou que vai votar a favor a proposta de resolução apresentada pelo PS, PCP e BE para criar uma delegação do Parlamento dos Açores que negoceie a defesa do serviço público de rádio e televisão no arquipélago.
PSD vai votar a favor de projecto de resolução do PS, PCP e BE sobre futuro da RTP

Autor: Lusa/AO online
“O PS, o PCP e o BE desafiaram o PSD a votar favoravelmente esta proposta de resolução. Para não se perder mais tempo com esta discussão, o PSD anuncia que vai votar a favor”, afirmou Clélio Meneses, vice-presidente da bancada parlamentar social-democrata, em declarações aos jornalistas.

Clélio Meneses, que falava à margem da sessão plenária da Assembleia Legislativa Regional, acusou os socialistas que pretenderem “transferir o debate sobre o serviço público de rádio e televisão para uma discussão em torno do PSD”.

“O PSD quer despartidarizar este debate e dar um contributo para o consenso”, frisou.

O projecto de resolução apresentado pelo PS, PCP e BE tem a aprovação assegurada, mas os três partidos afirmaram pretender obter um “amplo consenso” no parlamento, pelo que apelaram à adesão dos restantes partidos com assento parlamentar (PSD, CDS/PP e PPM).

Este projecto de resolução, que deverá ser discutido e votado na sessão plenária do parlamento regional que decorre esta semana, considera “inaceitável” a intenção anunciada pelo executivo nacional de reduzir a emissão própria da RTP/Açores a quatro horas diárias.

“Os Centros Regionais dos Açores e da Madeira da RTP devem ser dotados das capacidades e competências que garantam a sua adequada autonomia editorial, de produção e de gestão”, refere o documento.

Para defender a posição açoriana, propõe a criação de um grupo de trabalho pela Assembleia Legislativa Regional que será liderado pelo presidente da Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho e contará com um elemento de cada partido com assento parlamentar.

O parlamento regional iniciou hoje a sessão plenária de setembro com um debate de urgência sobre a situação da RTP/Açores.

O debate ocupou toda a manhã e foi retomado depois da interrupção dos trabalhos para almoço.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados