Açoriano Oriental
PSD/CDS-PP/PPM Açores querem aproveitamento de recursos hídricos da Lagoa do Paul

Os deputados regionais da coligação PSD/CDS-PP/PPM, que suporta o Governo dos Açores apresentaram uma proposta para avaliar o aproveitamento de recursos hídricos da Lagoa do Paul, nas Lajes do Pico.

PSD/CDS-PP/PPM Açores querem aproveitamento de recursos hídricos da Lagoa do Paul

Autor: Lusa/AO Online

A iniciativa legislativa foi apresentada na Vila da Madalena, no Pico, numa conferência de imprensa em que o deputado Marco Costa explicou que se pretende, “para além de avaliar a gestão e o aproveitamento dos recursos hídricos do Pico, atentar às fragilidades motivadas pela exploração por perfuração e a sobre-exploração, que resultam em ocorrências de intrusão salina, prejudicando em muito a qualidade da água”.

“A situação da Lagoa do Paul é um exemplo de como, mesmo com reservas e balanços favoráveis, temos muitas debilidades na gestão dos nossos recursos hídricos”, sublinhou o parlamentar, citado num comunicado de imprensa.

O deputado do PSD na Assembleia Legislativa Regional dos Açores defendeu que “qualquer ação a desenvolver naquele local deve prever avaliações espaciais e levantamentos de campo favoráveis ao aproveitamento da sua água, cujos níveis médios apresentam perdas por défice de impermeabilização"

“Qualquer ação a desenvolver naquele local deve prever avaliações espaciais e levantamentos de campo favoráveis ao aproveitamento da sua água, cujos níveis médios apresentam perdas por défice de impermeabilização", disse.

Pretendemos que o Governo "estude as potencialidades do seu aproveitamento hidrológico, numa convergência do abastecimento à população, o abastecimento para fins agropecuários e a produção de energia, garantida entre os departamentos oficiais com competência na área da Agricultura, Recursos Hídricos, Energia e também a EDA [Eletricidade dos Açores], como parceiro”, acrescentou.

PSD, CDS-PP e PPM defendem “uma reflexão rigorosa dos custos energéticos" envolvidos na captação e na distribuição de água para a população e para as várias atividades económicas.

O deputado Marco Costa referiu que os Açores têm "elevados níveis de pluviosidade, principalmente em altitude, pelo que se devem avaliar as formas de disponibilização de um importante recurso como é a água", tendo por base "os mais elevados padrões de equilíbrio ecológico”.

O social-democrata disse ser também necessário que o Governo crie “um grupo de trabalho, para avaliar potenciais modelos de financiamento para estas novas realidades".

Posteriormente, caberia à tutela elaborar "um plano de investimentos", tendo em conta "as conclusões do estudo previsto e do próprio grupo de trabalho", explicou Marco Costa.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados