Açoriano Oriental
Presidente do Governo dos Açores disponível para dialogar com deputado independente

O presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, disse estar disponível para dialogar com o deputado independente Carlos Furtado e manifestou disponibilidade para “corresponder às suas justas reivindicações” em termos de “atenção”.

Presidente do Governo dos Açores disponível para dialogar com deputado independente

Autor: Lusa/AO Online

“Eu sou um democrata que tem demonstrado na construção desta solução governativa dos Açores paciência democrática, diálogo, lealdade nos compromissos e estou convencido que o que é a justa reivindicação do deputado é ser ouvido, considerado e prestigiado”, afirmou.

José Manuel Bolieiro falava no Funchal, onde se encontra no âmbito da cimeira insular entre os governos regionais da Madeira e Açores, numa reação ao aviso do deputado independente Carlos Furtado (ex-Chega), que na segunda-feira revelou estar a ponderar a continuidade do apoio ao Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), acusando o PPM de “rasgar” o acordo parlamentar devido ao orçamento da Assembleia Regional.

Num comunicado, o deputado independente afirmou que o acordo de incidência parlamentar assinado com os partidos do executivo está “ferido de morte”, devido às críticas que recebeu do líder monárquico Paulo Estêvão durante a discussão do orçamento do parlamento açoriano.

Sem o apoio do deputado independente, o Governo dos Açores não tem a maioria na Assembleia Legislativa Regional.

Na Madeira, José Manuel Bolieiro afirmou não temer pela eventual queda do Governo Regional, adiantando que Carlos Furtado e todos os deputados que correspondem ao acordo de incidência parlamentar podem contar consigo para dialogar.

“A minha convicção é fazer bem o bem que tem de ser feito, numa governação estável e de sucesso, com política pública que sirva o nosso povo, que sirva o bem-estar das nossas populações e potencie o crescimento da nossa economia”, declarou.

“É esta a minha missão, não é a manutenção de poder”, reforçou.

O líder do executivo açoriano disse ainda estar disponível para “corresponder às justas reivindicações” dos deputados que assinaram os acordos de incidência parlamentar no que diga respeito à “atenção” e ao “diálogo”.

Na sexta-feira, o orçamento da Assembleia Legislativa foi aprovado durante o plenário com os votos favoráveis de todas as bancadas, à exceção de Carlos Furtado, que votou contra.

O independente reconhece que foi visado por “vários parlamentares”, mas considera que a “crítica mais estranha” foi a do “deputado eleito pela ilha do Corvo”, o líder do PPM, que o acusou de “populista e demagogo”.

O deputado, que foi eleito em outubro de 2020 pelo Chega, mas que se tornou independente em julho de 2021, realçou que “não tem sido dada a devida importância aos 2.960 eleitores” que o elegeram.

O Governo Regional depende do apoio dos partidos que integram o executivo, da IL, do Chega e do deputado independente.

A Assembleia Legislativa dos Açores é composta por 57 deputados e, na atual legislatura, 25 são do PS, 21 do PSD, três do CDS-PP, dois do PPM, dois do BE, um da Iniciativa Liberal, um do PAN, um do Chega e um deputado independente (eleito pelo Chega).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados