Açoriano Oriental
União Europeia
Portugal reclama solução para o sector do açúcar na região
Portugal apresentou uma declaração reclamando soluções para os problemas com que se debate o sector do açúcar nos Açores, durante a reunião de ministros da Agricultura da União Europeia esta quinta-feira concluída em Bruxelas, revelou o ministro Jaime Silva.

Autor: Lusa/AOonline
Quarta-feira, o Parlamento Europeu aprovou em Estrasburgo um relatório da autoria do deputado socialista Luís Capoulas Santos com propostas de alterações ao actual modelo da Política Agrícola Comum (PAC) dos 27, que incluía uma alteração apresentada pelo eurodeputado Paulo Casaca a exigir "medidas urgentes" para a viabilização da produção e refinaria de açúcar na Região Autónoma dos Açores.

    Jaime Silva indicou hoje que, "com o parecer do Parlamento Europeu", Portugal "chamou a atenção" para o problema nos Açores, designadamente o "custo adicional de aprovisionamento" e o "custo da insularidade" na comercialização do açúcar produzido na região autónoma.

    "A delegação portuguesa apresentou uma declaração chamando a atenção da Comissão e do Conselho para a própria opinião do Parlamento Europeu que a Comissão não poderá continuamente a ignorar", disse, revelando que "a Comissão considerou que o tema do açúcar não estava em discussão" no Conselho realizado em Bruxelas para discutir a revisão intercalar da PAC.

    "Há um problema nos Açores que terá que ser resolvido mais tarde ou mais, e que eu gostaria que tivesse sido hoje (…) Não era a discussão hoje, mas que a Comissão não ignore este problema e apresente soluções", afirmou o ministro.
PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados