Autor: Lusa/AO Online
Pedro Melo, atual presidente daquele município da ilha de São Miguel, de 45 anos, casado, licenciado em gestão de empresas pela Universidade dos Açores, declarou à agência Lusa que pretende “investir nas pessoas e famílias do concelho como nunca aconteceu anteriormente”, bem como “fortemente na educação”, na sequência dos últimos anos.
O candidato referiu que foi “duplicado o apoio para os idosos acederam aos medicamentos” no último mandato, meta que se pretende “continuar a trilhar nos próximos anos”.
O socialista afirma que ao nível da habitação torna-se necessário “investir novamente” no setor “apoiando jovens casais que queiram construir a sua moradia no concelho com apoios consideráveis”.
Pretende-se “resolver definitivamente a falta de estacionamento na freguesia das Furnas”, na sequência do “enorme número de visitantes” locais, nacionais e internacionais.
Pedro Melo aludiu à “situação de falência” em que se encontrava a autarquia em 2009, tendo sido “feita a recuperação financeira da autarquia nos últimos anos”.
A dívida, segundo o candidato, “neste momento, situa-se nos quatro milhões de euros, havendo um contrato com o Governo Regional no valor 2, 1 milhões de euros para sua liquidação”.
O candidato frisa que, assim, a “responsabilidade direta da Câmara Municipal da Povoação é, neste momento, inferior a dois milhões de euros”.
O executivo comunitário é composto por quatro elementos do PS e um social-democrata, sendo que na assembleia municipal existem 11 deputados municipais socialistas e três do PSD.
Num concelho com seis freguesias, nas eleições autárquicas de 2017 o PS venceu com 76,91% dos votos expressos, contra 15,98% do PSD e 2,37% da CDU.
As eleições autárquicas realizam-se a 26 de setembro.