Açoriano Oriental
Núcleo Museológico da Agricultura e Quintal Etnográfico mostram património rural da Ribeira Chã

O Núcleo Museológico da Agricultura e o Quintal Etnográfico da Ribeira Chã, nos Açores, abrem na terça-feira, após obras de reformulação nos espaços que divulgam "o vasto acerto" do património rural daquela freguesia em São Miguel.

Núcleo Museológico da Agricultura e Quintal Etnográfico mostram património rural da Ribeira Chã

Autor: Lusa/AO Online

Segundo uma nota de imprensa da Câmara da Lagoa, os dois espaços da freguesia da Ribeira Chã foram alvo de "uma reformulação museográfica”.

Ainda de acordo com a autarquia, o Núcleo Museológico da Agricultura representa "o passado agrícola" da Ribeira Chã, a partir do "vasto acervo de instrumentos do património rural aí reunidos, que fazem alusão às práticas agrícolas tradicionais".

Nesta primeira fase inaugural, o núcleo faz referência a duas culturas agrícolas, a do pastel, que tornou aquela freguesia do concelho da Lagoa, nos séculos XVI e XVII, "num importante centro de produção em larga escala", e a cultura do trigo.

A cultura do trigo é tema central ao longo da exposição, porque foi das "primeiras a ser praticada em grandes quantidades", através da exportação de cereais para "o reino e praças de África no decurso do século XV", lê-se na nota.

O núcleo museológico integra ainda um espólio de instrumentos, como "a primeira debulhadora mecânica da Ribeira Chã, uma máquina semeadora de trigo e alguns conjuntos de utensílios agrícolas correspondentes às várias fases do ciclo do trigo", descreve a autarquia.

Por seu turno, o Quintal Etnográfico, construído, desde 1983, no espaço resultante do aterro de uma grota com 22 metros de profundidade, apresenta-se dividido em três secções: plantas aromáticas e medicinais, plantas endémicas, culturas agrícolas (tremoço, inhame, milho, serpentina, entre outras).


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados