Açoriano Oriental
Escola
Escola Secundária da Lagoa

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Nautica0: como promover as atividades náuticas em Parceria



O estabelecimento de parcerias é fundamental para que se consiga levar a cabo muitos projetos. A ESLagoa, a Câmara Municipal de Lagoa e o Clube Náutico de Lagoa são exemplo disto com o Projeto NAUTICA Zero, que pretende contribuir para o ressurgir da vocação marítima nos jovens do concelho.

Quando em 2018 a ESLagoa apresentou este projeto à Câmara Municipal de Lagoa pretendia  diversificar a oferta curricular na discplina de Educação Física com atividades marítimas. Desde o primeiro minuto que teve a melhor aceitação e foram desenvolvidos todos os esforços no sentido de levar este projeto por diante.

Pretende-se levar os alunos, participantes - 7º e 8º anos, a conhecer e a desenvolver a apetência pela atividade marítima,  promover a atividade física e incentivar a adesão à participação das atividades do Clube Náutico, numa localidade de vocação maritima onde cada vez mais parece que se vive de costas voltadas para o mar. Assim, no início de cada ano letivo desenha-se o mapa de ação que envolve a Câmara Municipal de Lagoa com o serviço de transporte e instalações das piscinas, o Clube Náutico de Lagoa com as suas instalações e embarcações e a Escola Secundária de Lagoa com a articulação dos horários de turmas e professores de Educação Física.
Por vezes, o contacto com a água é dificil, mas de uma forma geral os alunos estão extremamente satisfeitos com esta opção e já há alguns casos que  deram continuidade à sua atividade náutica com a fequência regular do Clube Náutico. 
O Objetivo ainda não é descobrir ou formar campeões, mas antes promover o contacto com o mar através da vela, canoagem e natação.  O programa de Educação Física ficou mais rico e os alunos com outras experiências que de outra forma não se lembrariam de o fazer. Neste momento, e depois do primeiro contacto com as atividades marítimas em contexto escolar, alguns alunos já ingressaram no Clube Náutico da Lagoa e desenvolvem canoagem ou vela de forma regular.

AO Escolas

Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa
Disciplina de Português e área de Cidadania e Desenvolvimento comemoram Dia Internacional da Mulher
No passado dia 8 de março celebrou-se o Dia Internacional da Mulher, e a turma C do 10º ano associou-se às comemorações efetuadas na escola. No âmbito da disciplina de Português, e no contexto da área de Cidadania e Desenvolvimento, a turma foi desafiada pela docente de Português a construir um painel composto por algumas “Mulheres que fizeram História”.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Rita Júdice é a nova ministra da Justiça
A advogada Rita Alarcão Júdice vai ser a nova ministra da Justiça do Governo liderado por Luís Montenegro, tendo sido sócia da sociedade de advogados PLMJ entre 2013 e 2023.
 
Pedro Duarte assume desafio dos Assuntos Parlamentares numa Assembleia fragmentada
Pedro Duarte, que recentemente foi apontado por Marques Mendes como “um dos melhores políticos da sua geração”, vai assumir o desafio dos Assuntos Parlamentares, numa altura em que a Assembleia da República inicia funções fragmentada.
 
Crise inflacionista e energética custa ao Estado 226,8 ME até fevereiro
As medidas para mitigar o efeito da crise energética e inflacionista custaram ao Estado 226,8 milhões de euros até fevereiro, de acordo com a síntese de execução orçamental divulgada hoje.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados