Segundo comunicado da Junta liderada por Carlos Dias (PS), a decisão foi tomada com “sentido de responsabilidade e transparência” e tem como principais razões “a situação financeira fragilizada herdada da anterior liderança”, então assegurada pelo PSD e por Jaime Vieira, atual presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande. Esta fragilidade limita a capacidade da Junta para realizar eventos de grande dimensão, vinca.
Outro fator avançado pela Junta é a escassez e o avançado estado de desgaste da iluminação e de alguma decoração utilizadas nas edições anteriores da Vila Natal. A Junta realça que muitos dos elementos estavam já em avançado desgaste, impossibilitando a sua reutilização de forma segura e digna. A reposição completa destes elementos implicaria custos significativos, que a Junta considera insustentáveis nesta conjuntura.
Além disso, o parque infantil “Rabo de Peixe dos Pequeninos”, que tradicionalmente acolhe atividades da Vila Natal, apresenta atualmente um estado de conservação que exige intervenções urgentes para garantir condições adequadas e seguras para as crianças e famílias, conforme já comunicado no dia 18 de novembro.
Ainda segundo o comunicado, a Junta de Freguesia de Rabo de Peixe afirmou que está a preparar um programa de Natal mais modesto, mas elaborado com todo o empenho possível, que será apresentado em breve, e que, dentro das condições existentes, se está a esforçar para que a magia desta época chegue a todas as famílias de Rabo de Peixe.
