Açoriano Oriental
Museu de Vila Franca do Campo lançou documentário “O Último Oleiro da Vila”

No âmbito do Dia Internacional dos Museus, que se celebra a 18 de maio, o Museu Municipal de Vila Franca do Campo lançou o documentário “O Último Oleiro da Vila”, numa sessão que teve lugar no auditório do Centro Cultural de Vila Franca do Campo.

Museu de Vila Franca do Campo lançou documentário “O Último Oleiro da Vila”

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Indica nota que antes do documentário, o presidente da Câmara Municipal de Vila Franca do Campo, Ricardo Rodrigues, lembrou que a cultura tem sido uma das áreas mais afetadas pela pandemia, com uma redução substancial na fruição de bens culturais, pelo que o evento configurou uma lufada de ar fresco, permitindo revisitar o nosso património”.


Na ocasião, o autarca afirmou que o documentário tem a particularidade de “fazer um registo de uma atividade económica que foi determinante em Vila Franca do Campo, durante muitos anos, relatando desde a forma como se retirava o barro em Santa Maria e se transportava de barco até São Miguel, até à sua manipulação e produção das peças que tiveram preponderância no quotidiano das populações”.


O filme permite às “gerações do presente recordar aquilo que foi uma atividade essencial no concelho e às gerações vindouras testemunhar e aprender”, tendo deixado o convite a todos para visitarem o Roteiro das Olarias da Vila.


Por seu turno, Telma Silva, diretora do Museu Municipal de Vila Franca do Campo, agradeceu às autarquias de Vila Franca do Campo e de Vila do Porto, em Santa Maria, por acreditarem e colaborarem no projeto, bem como ao arquivo da RTP/Açores e ao Museu da Olaria de Barcelos pela cedência de imagens.


Telma Silva explicou, citada em nota, que o documentário “funciona como uma ferramenta para o registo e salvaguarda do património material cultural que, pela sua natureza, carece de ser preservado com urgência e foi produzido com o objetivo de respeitar e dignificar as tradições e a valorização do nosso património”.


A nota da autarquia refere, ainda, que a lotação do auditório do Centro Cultural foi reduzida, respeitando as regras de distanciamento social e todas as orientações no âmbito da prevenção e combate à Covid-19, relativas à ocupação de espaços públicos em eventos culturais.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados