Media dão visibilidade aos portadores de deficiência

Um grupo de jornalistas vai promover domingo, pelas 15h30, no Solar da Graça,em Ponta Delgada, a segunda edição da iniciativa “Os media com os mais desfavorecidos”.


 De acordo com a organização do evento, pretende-se com esta iniciativa dar visibilidade às minorias, bem como revelar que os media não são insensíveis aos fenómenos sociais em curso.

O público-alvo este ano são justamente os deficientes, que são confrontados com “fortes barreiras” no seu processo de integração social e no mundo laboral.

Apesar da quota existente na função pública para absorver pessoas portadoras de deficiência, apesar dos incentivos financeiros aos privados para empregarem este tipo de mão-de-obra, o certo é que estas medidas se têm revelado ineficazes, a par de uma legislação obsoleta” - consideram os jornalistas organizadores do encontro.

Acresce que se regista uma “grave lacuna” nos Açores em termos de mão-de-obra qualificada para lidar com a deficiência.Os organismos e associações existentes confrontam-se com “grandes debilidades financeiras” e são “incapazes” de fazer face a este problema.

Acresce que a integração de pessoas portadores de deficiência no ensino regular “revelou-se um fiasco”, uma vez que os alunos não são alvo do devido apoio, por “incapacidade dos professores”, que não possuem qualificação para o efeito.

Impõe-se uma nova atitude na abordagem da deficiência nos Açores, por parte do poder político e da própria comunidade, que continua a marginalizar esta minoria” - preconiza a organização do evento, “Os media com os mais desfavorecidos”.

Nos Açores descenhece-se o universo das pessoas portadoras de deficiência.No país, os últimos dados disponíveis apontam para cerca de 950 mil portugueses.

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA