Açoriano Oriental
Media dão visibilidade aos portadores de deficiência
Um grupo de jornalistas vai promover domingo, pelas 15h30, no Solar da Graça,em Ponta Delgada, a segunda edição da iniciativa “Os media com os mais desfavorecidos”.

Autor: AO Online
 De acordo com a organização do evento, pretende-se com esta iniciativa dar visibilidade às minorias, bem como revelar que os media não são insensíveis aos fenómenos sociais em curso.

O público-alvo este ano são justamente os deficientes, que são confrontados com “fortes barreiras” no seu processo de integração social e no mundo laboral.

Apesar da quota existente na função pública para absorver pessoas portadoras de deficiência, apesar dos incentivos financeiros aos privados para empregarem este tipo de mão-de-obra, o certo é que estas medidas se têm revelado ineficazes, a par de uma legislação obsoleta” - consideram os jornalistas organizadores do encontro.

Acresce que se regista uma “grave lacuna” nos Açores em termos de mão-de-obra qualificada para lidar com a deficiência.Os organismos e associações existentes confrontam-se com “grandes debilidades financeiras” e são “incapazes” de fazer face a este problema.

Acresce que a integração de pessoas portadores de deficiência no ensino regular “revelou-se um fiasco”, uma vez que os alunos não são alvo do devido apoio, por “incapacidade dos professores”, que não possuem qualificação para o efeito.

Impõe-se uma nova atitude na abordagem da deficiência nos Açores, por parte do poder político e da própria comunidade, que continua a marginalizar esta minoria” - preconiza a organização do evento, “Os media com os mais desfavorecidos”.

Nos Açores descenhece-se o universo das pessoas portadoras de deficiência.No país, os últimos dados disponíveis apontam para cerca de 950 mil portugueses.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados