Açoriano Oriental
Escola
Escola de Formação Turística dos Açores

Todos os conteúdos publicados são da responsabilidade da Escola

Intercâmbio digital de fazer crescer água na boca


Dia da Alimentação

No âmbito do Dia Mundial da Alimentação, alunos da Escola de Formação Turística e Hoteleira e da Escola Secundária de Lagoa trocam experiências e conhecimentos através de uma videoconferência digital. As turmas dos segundos anos dos cursos de Técnico de Restaurante/Bar e Técnico de Cozinha/Pastelaria da EFTH reuniram-se por videoconferência esta sexta-feira com uma turma do sétimo ano da Escola Secundária de Lagoa.

O encontro digital, que teve como objetivo a partilha de experiências sobre a preparação de iguarias que evidenciassem a sustentabilidade dos ingredientes e a minimização do desperdício dos mesmos, alertou para a utilização de métodos de confeção saudáveis e permitiu que se trocassem informações e se visualizassem vídeos com a confeção de pratos que foram levados antecipadamente aos alunos da Lagoa para prova.

A confeção dos pratos, desde mini-hambúrgueres de  carne de vaca moída, de frango, de peixe e vegetariana, acompanhadas pelos respetivos pãezinhos, molho pesto, pickles de cenoura e pepino, forma acompanhados por chips de batata doce no forno, finalizando com um delicioso strudel de cascas de maçã e canela, pretendeu alertar para a importância de se reutilizar restos de alimentos, assim como de fazer uma alimentação saudável, nutritiva e equilibrada.

Na componente de Restaurante Bar, foram confecionados sumos naturais à base de ananás e frutos vermelhos, sendo aproveitadas, no caso do ananás, as cascas da fruta.

Os formandos foram orientados pelos Chef’s Nuno Santos e Patrícia Sousa.

No final, as turmas compartilharam experiências e dúvidas, e em seguida os alunos da Escola Secundária de Lagoa foram presenteados com as iguarias feitas pelos nossos alunos para degustarem.

Sem dúvida, uma experiência para se repetir no futuro!

AO Escolas

A Seleção Artificial dos bovinos nos Açores
As turmas do 12ºA e B aceitaram o convite do técnico Carlos Ferreira para conhecerem in loco , no dia 16 de janeiro, a atividade da Associação Agrícola de S. Miguel na área da reprodução assistida dos bovinos na região. Esta área de atividade da Associação, embora pouco divulgada na população em geral, apresenta atualmente uma dinâmica e relevância surpreendentes neste setor.
 
Escola Secundária da Lagoa
Ana Pires – Astronauta cientista – em S. Miguel
Esteve em S. Miguel, entre 7 e 9 de março, a doutora Ana Pires, astronauta análoga e cientista-astronauta. Esta foi uma iniciativa conjunta do Clube de Astronomia da Escola Secundária da Lagoa, do American Corner (Universidade dos Açores) e do Observatório Astronómico de Santana – Açores (OASA).
 
Escola Secundária da Lagoa
Job Shadowing: uma experiência enriquecedora e singular!
No âmbito do projeto Embracing Inclusion in European Languages, do programa Ersmus +, oito professoras da ESL, entre os dias 20 e 27 de fevereiro, rumaram até ao sul de França, Marselha, e, no Collège Lakanal, na pitoresca cidade de Aubagne, participaram em atividades de Job Shadowing. Esta mobilidade consiste na realização de experiências de observação reais de exploração, confronto e contacto com o mundo do trabalho e das profissões, através da observação, de um profissional no desempenho das suas funções durante um determinado período de tempo, no seu próprio local de trabalho.
 
Escola Secundária da Lagoa

Notícias AO

Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano
"Taxa turística em São Miguel vai ser aplicada no próximo ano" é a manchete da edição deste sábado do Açoriano Oriental.
 
André Rodrigues é o candidato escolhido pelo PS/A para as Europeias
O PS/A decidiu que vai indicar André Rodrigues, eleito em fevereiro deputado no parlamento açoriano, para a lista do PS às eleições para o Parlamento Europeu.
 
Governo dos Açores quer avançar com projeto-piloto da semana de quatro dias de trabalho em 2025
O Governo dos Açores revelou que pretende arrancar em 2025 com projetos-piloto para implementar a semana de quatro dias na função pública, defendendo que a medida pode significar uma melhoria da produtividade.
 
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados