Açoriano Oriental
Governo garante que existem apoios à produção de café nos Açores

O secretário regional da Agricultura e Florestas garantiu que o apoio à produção agrícola nos Açores inclui o café, uma cultura que tem vindo a despertar o interesse crescente de produtores em várias ilhas.



Governo garante que existem apoios à produção de café nos Açores

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

“A cultura do café é abrangida pelos apoios que existem atualmente à produção, no âmbito das ajudas hortofrutícolas do POSEI”, afirmou João Ponte, acrescentando que existem atualmente 15 produtores de café na Terceira e em São Jorge.


O governante adiantou, citado em nota do executivo, qu, relativamente ao POSEI, o valor da ajuda onde se enquadra o café atinge 1.400 euros por hectare.


“Importa destacar que a área da diversificação agrícola, nomeadamente a produção de hortícolas, fruta e flores, registou um crescimento de 25% nos últimos três anos, ao mesmo tempo que foi reforçada em 20% a dotação da respetiva ajuda no POSEI”, disse.


Além disso, os produtores de café também podem candidatar projetos de investimentos no âmbito do PRORURAL+.


O titular da pasta da Agricultura frisou ainda que o Governo dos Açores tem vindo a acompanhar os produtores de café, acrescentando a necessidade de se continuar a estudar esta cultura para tirar melhor partido dela.


No corrente ano, o Governo dos Açores atribuiu à Associação de Produtores de Café dos Açores um apoio de cerca de 26 mil euros, destinados à aquisição de equipamento de transformação.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.