Açoriano Oriental
Ucrânia
G7 demonstra "profunda preocupação" sobre central de Zaporijia

Os países do G7 exprimiram hoje "profunda preocupação" sobre os eventuais riscos de um acidente nuclear na central ucraniana de Zaporijia e pediram garantias para o acesso "livre" da AIEA às instalações.

G7 demonstra "profunda preocupação" sobre central de Zaporijia

Autor: Lusa/AO Online

"Sublinhamos que todas as tentativas da Rússia para desligar a central ucraniana são inaceitáveis", refere o documento da organização que reúne os sete países mais industrializados do mundo.

O G7 refere-se igualmente à necessidade da inspeção do pessoal da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) ao local e em condições de "total liberdade".

A mesma declaração, assinada pelos diretores responsáveis pela não-proliferação nuclear do G7, considera inaceitável que a central nuclear não "deve ser utilizada para atividades militares ou armazenamento" de material de guerra. 

A questão da central nuclear de Zaporijia tornou-se num tema central da campanha militar da Rússia contra a Ucrânia, passados seis meses do início da invasão. 

Hoje, o diretor-geral da AIEA, Rafael Grossi, disse que “está a caminho” a tão esperada missão de especialistas do órgão de vigilância da ONU à central nuclear de Zaporijia.

“Chegou o dia”, escreveu Rafael Grossi na rede social Twitter, acrescentando que a “missão de apoio e assistência da AIEA, com sede em Viena, está agora a caminho”.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados