Açoriano Oriental
Festival de balões de ar quente regressa aos Açores
O concelho da Ribeira Grande, nos Açores, vai ser palco do Festival de Balões de Ar Quente, a partir de quarta-feira e até ao próximo domingo, no qual vão participar 13 equipas de sete países.
Festival de balões de ar quente regressa aos Açores

Autor: Lusa / AO online

 

"O objetivo primordial do festival é dar continuidade à promoção do concelho da Ribeira Grande em termos de património cultural, natural e gastronómico, a par da divulgação das atividades a desenvolver", disse hoje à agência Lusa Carla Almeida, da Associação 'Learn to Appreciate', promotora do evento que conta com o apoio da Câmara Municipal da Ribeira Grande.

Carla Almeida referiu que nesta edição, a segunda, pretende-se promover "significativamente" o envolvimento do público, que poderá assistir à saída dos balões de ar quente e a todo o ritual da preparação das equipas, originárias de Espanha, Holanda, França, República Checa, Reino Unido, Bélgica e Portugal.

A responsável referiu que o festival, que terá como base os terrenos de Santana, junto à Associação Agrícola de São Miguel, o público poderá participar na inovação introduzida dos denominados voos cativos, em que o balão está preso ao chão por uma corda.

Carla Almeida declarou que a outra componente prevista são os voos livres, em que o balão sobrevoa o concelho da Ribeira Grande, que serão disponibilizados através de passatempos assegurados pelos patrocinadores do evento.

De acordo a organização, haverá ainda uma componente de diversão noturna que constará de um espetáculo no sábado, no estádio municipal da Ribeira Grande.

Carla Almeida explicou que nessa noite os espetadores terão a oportunidade de ver os balões de ar quente serem iluminados, à medida que os pilotos acendem os queimadores, transformando o recinto num "campo gigante de globos iluminados e sincronizados" ao som da música de um DJ convidado.

No âmbito da iniciativa, estão ainda previstas ações de responsabilidade social com a Santa Casa da Misericórdia da Ribeira Grande, bem como a venda de produtos cuja parte da receita reverte a favor da delegação de São Miguel da Cruz Vermelha Portuguesa.

A responsável referiu ainda que três pilotos das equipas que vão estar presentes no Festival RUBiS Gás Balões Ar Quente da Ribeira Grande" já participaram na edição anterior.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados