Açoriano Oriental
Preços dos combustíveis baixam em junho nos Açores

Os preços dos combustíveis nos Açores baixam em junho, segundo um despacho publicado em Jornal Oficial, sendo que no caso do gasóleo e do gás butano a descida ocorre pelo terceiro mês consecutivo

Preços dos combustíveis baixam em junho nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

O gás butano regista uma redução de 7,9 cêntimos por quilo, enquanto o gasóleo baixa 3,2 cêntimos por litro e a gasolina apenas 0,6 cêntimos por litro.

O executivo açoriano justifica o ajustamento no preço máximo de venda ao público com as “recentes variações no mercado internacional das cotações de referência dos produtos petrolíferos e energéticos”.

A partir de 1 de junho, o gasóleo nos Açores passa a custar 1,402 euros por litro, menos 3,2 cêntimos do que no mês anterior.

É a terceira descida consecutiva do preço do gasóleo, depois de ter baixado 1,7 cêntimos por litro em abril e 5,5 cêntimos em maio.

O preço da gasolina, que se mantinha igual há três meses, regista uma ligeira descida em junho, de 1,580 euros por litro para 1,574 euros.

Também o preço do gasóleo colorido para a agricultura e para as pescas, definido noutro despacho, baixa 3,2 cêntimos por litro em junho.

O gasóleo colorido e marcado consumido na agricultura passa a custar 1,031 euros por litro, enquanto o preço do gasóleo colorido e marcado consumido na pesca é fixado em 0,841 euros por litro.

O preço do gás butano, que passou a ter atualizações mensais em janeiro, com uma nova fórmula de cálculo, regista uma descida de 7,9 cêntimos por quilo em junho.

Já em abril tinha baixado 3,3 cêntimos por quilo e em maio 15,2 cêntimos.

O gás butano vendido ao público, no estabelecimento do revendedor, em garrafas de 26 litros ou mais, passa a custar 1,631 euros por quilo e o vendido em garrafas de 24 litros, construídas em materiais leves (até oito quilos de vasilhame), 1,827 euros por quilo.

O gás butano canalizado custa 1,631 euros por quilo e o gás butano a granel 1,229 euros por quilo.

Os preços máximos dos produtos petrolíferos e energéticos nos Açores são "alterados no dia 01 de cada mês e nos montantes equivalentes à variação do valor do Preço Europa (PE) mensal".

Em dezembro, o executivo açoriano aumentou o Imposto sobre os Produtos Petrolíferos e Energéticos (ISP) em 9,8 cêntimos por litro na gasolina e 5,8 cêntimos por litro no gasóleo.

São agora cobrados 59 cêntimos de ISP por litro no caso da gasolina e 40 cêntimos no caso do gasóleo.

A 5 de junho, o executivo açoriano já tinha aumentado a taxa ISP em 2,7 cêntimos por litro na gasolina e 10 cêntimos no gasóleo.

O mesmo aconteceu em março de 2023, em que o ISP subiu 10 cêntimos nos Açores nos dois combustíveis.

O imposto tinha baixado, na região, nove cêntimos na gasolina e 11,3 cêntimos no gasóleo, em agosto de 2022, depois de ter registado também reduções em novembro de 2021 e abril de 2022.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.