DGRM lança concurso para implementar centro de controlo do mar no valor de 1,4 ME

A Direção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) lançou um concurso para a implementação do Centro de Controlo do Mar (CMAR), que contará com um preço base de 1,4 milhões de euros.



“Pretende-se implementar um novo centro de controlo que melhore e explore as sinergias da instanciação das obrigações de Estado na monitorização e controlo da frota nacional de pesca, e das obrigações de Estado no controlo de tráfego marítimo costeiro e monitorização dos navios da marinha mercante de bandeira portuguesa”, refere um comunicado divulgado pela DGRM.

O documento explica que o CMAR ficará localizado nas instalações da DGRM, no Campus da Escola Náutica Infante D. Henrique, em Paço de Arcos, concelho de Oeiras, e que contará com o financiamento do Programa Operacional MAR2020.

Com este concurso, a DGRM pretende uma melhoria das condições de operação e supervisão e a otimização dos investimentos e custos de funcionamento “através da partilha de comunicações e de todo o ‘hardware’ e serviços”.

O anúncio do concurso, no valor de 1,4 milhões de euros, acrescidos de IVA, foi publicado em Diário da República e em Jornal Oficial da União Europeia.

Atualmente, o Centro de Controlo e Vigilância das Pescas encontra-se localizado em Algés e o Centro de Controlo de Tráfego Marítimo do Continente em Paço de Arcos, devendo, desta forma, passar “a existir no mesmo espaço, mantendo as suas funções complementares, mas partilhando o mesmo edifício, informações, procedimentos, comunicações, fornecimentos e o mesmo ‘Data Center’ que foi construído de raiz para esta missão”.

A DGRM conta que com o CMAR seja “também melhorada a cooperação e partilha de dados com o Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da Guarda Nacional Republicana (GNR), com o Centro de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) da Marinha, com a Força Aérea, entre outras entidades nacionais com competências ou participação nas questões marítimas, bem como no quadro de partilha da informação (CISE) no domínio marítimo da União Europeia”.


PUB

Com 1,1 milhões de seguidores no instagram, Sofia Ribeiro é o novo rosto de promoção da Ilha Terceira, numa estratégia conjunta das autarquias e da CCIAH, que aposta na força dos influencers para dinamizar o turismo açoriano.