Açoriano Oriental
Deputados do PCP no PE insistem em aumentos no acréscimo ao salário mínimo nos Açores

Os dois deputados do PCP no Parlamento Europeu insistiram em aumentos no acréscimo ao salário mínimo nos Açores, justificando que a proposta "ganha ainda maior oportunidade" no contexto atual de "aumento brutal do custo de vida".

Deputados do PCP no PE insistem em aumentos no acréscimo ao salário mínimo nos Açores

Autor: Lusa/AO Online

"No contacto com os comerciantes ficou plasmado que as pessoas têm hoje a carteira cada vez mais vazia e custa mais chegar ao fim do mês com os salários atuais ou pensões. No atual contexto, esse aumento no salário mínimo regional ganha maior pertinência tendo em conta o aumento do custo de vida", disse à agência Lusa o deputado do PCP no Parlamento Europeu João Pimenta Lopes.

Sandra Pereira e João Pimenta Lopes terminam esta quinta-feira uma jornada de trabalho subordinada ao tema "Contigo todos os dias a tua voz no Parlamento Europeu”, uma iniciativa que vai percorrer o continente e as Regiões Autónoma dos Açores e da Madeira.

Nos Açores, os dois parlamentares visitaram as ilhas de São Jorge, Faial, Terceira e São Miguel.

João Pimenta Lopes sublinhou que, nos contactos com trabalhadores daquelas ilhas, foi sinalizada "uma situação generalizada" de "baixos salários", de "generalização do salário mínimo como referência dos rendimentos" e das "baixas pensões e reformas" num quadro do "aumento brutal do custo de vida".

"É neste quadro que o PCP tem vindo a apresentar propostas concretas no sentido do aumento do salário mínimo nacional e, em particular na Região Autónoma dos Açores, a necessidade do acréscimo ao salário mínimo regional passar a ser 7,5%, uma proposta que ganha ainda maior oportunidade neste contexto atual de subida da inflação e do custo de vida", sustentou.

O deputado do PCP no Parlamento Europeu assinalou ainda as "insuficiências" nos transportes nos Açores.

"Nos contactos estabelecidos foi frequente a referência às insuficiências de transportes públicos nas ilhas e na oferta nas ligações entre as ilhas por via aérea e marítima. E essas preocupações aumentam tendo em conta as perspetivas de reestruturação da SATA (transportadora aérea açoriana) e o que daí possa vir", referiu João Pimenta Lopes.

A este propósito, o deputado lembrou as propostas que o PCP tem apresentado no plano regional e no Parlamento Europeu.

"No plano regional é necessária uma melhor articulação entre os dois operadores públicos e a criação de um bilhete inter modal entre ilhas para facilitar a articulação entre os sistemas diferenciados de transporte e o acesso, reduzindo os custos da deslocação entre ilhas", explicou João Pimenta Lopes.

O deputado lembrou ainda que o PCP tem apresentado no Parlamento Europeu uma "sucessiva" proposta para "um POSEI [Programa de Opções Específicas para o Afastamento e a Insularidade nas Regiões Ultraperiféricas] transportes que possibilite a articulação dos fundos europeus com vista à melhoria das condições de mobilidade na região".

Os custos "elevados" das rendas e "a dificuldade no acesso à habitação" em várias ilhas açorianas, nomeadamente "na malha mais urbana", exigem "medidas de regulação do mercado" e "respostas que garantam ainda a criação de habitação a preços controlados", defendeu também o deputado, que apontou para "a insuficiência" de profissionais de saúde nos hospitais e centros de saúde.

Já nos contactos com o setor da fileira do leite, João Pimenta Lopes referiu que "os pequenos e médios produtores confirmaram os preços baixos pagos à produção".


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados