Comissão Política mandata Costa e César para celebrar acordos e rejeitar executivo PSD/CDS-PP

A Comissão Política do PS mandatou o secretário-geral socialista e o presidente e líder da bancada parlamentar, respetivamente António Costa e Carlos César, para celebrar os acordos negociados com outros partidos e apresentar moção de rejeição ao Governo.


 

"A Comissão Política decidiu mandatar o secretário-geral do PS e o presidente do grupo parlamentar do PS (GP/PS) para formalizar os compromissos assumidos entre os partidos [com BE, PCP e BE] e mandatar o GP/PS na Assembleia da República para apresentar uma moção de rejeição ao programa do Governo PSD/CDS", lê-se no comunicado final da reunião.

O órgão de direção do partido "rosa" aprovou, com 69 votos a favor e cinco contra, os acordos políticos negociados ao longo de semanas com bloquistas, comunistas e ecologistas, bem como a potencial demissão do executivo liderado por Passos Coelho e Paulo Portas, com vista a originar um novo "Governo estável, responsável, coerente e duradouro, na perspetiva de uma legislatura.

Contudo, no comunicado não é revelada a data prevista para que os diversos partidos formalizem o entendimento.

O texto especifica "a formação e viabilização de um Governo do PS", com "o Programa de Governo" aprovado sábado em sede de Comissão Nacional, já com contributos de BE, PCP e PEV, a "existência de condições de estabilidade" (garantia de não aprovação de eventuais moções de rejeição ou censura" da autoria "de PSD e CDS" e a "existência de condições de governabilidade com a apreciação conjunta dos instrumentos fundamentais de governação, designadamente os Orçamentos do Estado".

PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA