Autor: Lusa/AO Online
"Muito triste pelo que aconteceu hoje. Eu sei que nada vai acontecer ao jogador que me chamou macaco, mas eu só quero deixar aqui a frustração que eu e os meus colegas estamos a sofrer neste momento. Os jogadores e os fãs continuam a dizer o que querem durante os jogos e os árbitros não fazem nada. Não importa a cor, o tamanho ou a nacionalidade, nós só queremos jogar futebol. Diz não ao racismo", escreveu o atleta do Everton nas redes sociais.
A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) informa que a denúncia foi feita ao arbitro do encontro, durante o decurso do mesmo, acrescentando que no final reforçou a “participação da denúncia” junto do juiz da partida.
A FPF diz ainda que vai reportar a situação às entidades disciplinares competentes da UEFA, já depois de ter exposto o ocorrido também à federação italiana.
“A FPF repudia e condena todas as situações de racismo e manifesta a sua total solidariedade com Chermiti. Em circunstância alguma, a FPF tolera qualquer tipo de comportamento discriminatório”, sublinha o organismo.
Já os ingleses do Everton estão solidários com o seu atleta, recordando que “o racismo e a discriminação são inaceitáveis no futebol e na sociedade”, concluindo: "estamos contigo, Youssef”.
O encontro decorreu Sassuolo, no Estádio Enzo Ricci, e terminou com o triunfo de Itália por 2-1.