Chega/Açores questiona executivo regional sobre receitas das marinas

O Chega/Açores questionou o Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre receitas das marinas e as razões que explicam a quebra registada na Marina de Angra do Heroísmo entre 2019 e 2022, informou o partido.




No requerimento enviado ao parlamento açoriano, os deputados do grupo parlamentar do Chega pedem justificações do executivo de coligação para a quebra da receita nesta marina da ilha Terceira, que “passou de 319.179 euros de rendimentos, em 2019, para apenas 156.243 euros de rendimentos, em 2022”.

O partido também pergunta “como justifica o Governo Regional que apenas as marinas de Santa Maria e São Jorge tenham tido resultados líquidos positivos em 2022”.

Além do pedido de discriminação dos centros de custo de cada equipamento, no período 2018-2022, os parlamentares querem saber o número de funcionários que estão afetos a cada marina e núcleo de recreio náutico sob jurisdição da empresa pública Portos dos Açores, S.A..

O Chega explicou em comunicado que numa audição na Comissão de Economia da Assembleia Legislativa da Região Autónoma, a propósito de uma petição sobre o Regulamento de Tarifas da Marina de Angra do Heroísmo, a Portos dos Açores enviou um documento sobre a evolução dos encargos e proveitos das marinas e núcleos de recreio náutico sob a sua jurisdição, “justificando assim o aumento dos tarifários".

“No entanto, não se percebe muito bem a quebra de receitas das marinas, que vemos, muitas vezes, bastante compostas durante todo o ano”, refere o deputado Francisco Lima, citado na nota de imprensa.

Para o parlamentar, é necessário aprofundar essas contas e verificar os gastos, “muito inferiores aos rendimentos de cada marina”.

Na sua opinião, é preciso explicar porque é que o encargo com a Marina de Angra do Heroísmo, em 2022, foi de 455.836 euros, “enquanto a de Ponta Delgada teve custos de 502.087 euros e a Marina do Faial de 482.138 euros”.

A empresa Portos dos Açores é responsável pela gestão de 14 portos e de sete marinas/núcleos de recreio náutico do arquipélago.


PUB

Premium

Os Estados Unidos da América manifestaram interesse em cooperar com Portugal na utilização do Porto Espacial de Santa Maria, destinado ao lançamento de satélites. O assunto foi abordado na reunião da Comissão Bilateral entre Portugal e os EUA