Açoriano Oriental
“Casa das Cavalhadas vai perpetuar uma tradição secular”

O presidente da Câmara da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, visitou a obra de construção da Casa das Cavalhadas, na freguesia da Ribeira Seca, um espaço que “será uma mais-valia para perpetuar uma tradição secular no concelho, muito especial na freguesia onde esta festividade ganha maior expressão todos os anos, por ocasião das festas em honra de São Pedro", disse citado em nota.


Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Na ocasião, o autarca manifestou satisfação por verificar que a empreitada “decorre a bom ritmo”, perspetivando-se que “esteja concluída até ao final do primeiro semestre do corrente ano”.

Acompanhado pelo vereador Carlos Anselmo e pelo presidente da Junta de fFeguesia da Ribeira Seca, João Paulo Moniz, Alexandre Gaudêncio explicou o que se pretende implementar através do projeto do arquiteto Filipe Carneiro. “Este espaço terá como objetivo divulgar as Cavalhadas de São Pedro e ser um polo de exposição dos materiais utilizados nesta tradição".

Para além disso, e com o foco apontado aos mais jovens e à transmissão da tradição às novas gerações, a Casa das Cavalhadas “terá um espaço para oficina e trabalhos didáticos onde será possível realizar os trabalhos associados às cavalhadas, por exemplo, a decoração dos chapéus que os cavaleiros usam”.

O autarca salientou que a Casa das Cavalhadas também terá uma vertente turística: “O espaço será decorado com material histórico que permitirá recordar as origens da tradição, funcionando de igual modo como local de atração turística para quem nos visita".


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.