Açoriano Oriental
Berlusconi candidata-se ao Parlamento Europeu "por sentido de responsabilidade"

O antigo primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi anunciou, esta quinta-feira, a sua candidatura às eleições para o Parlamento Europeu, “por sentido de responsabilidade”.

Berlusconi candidata-se ao Parlamento Europeu "por sentido de responsabilidade"

Autor: Lusa/AO Online

Aos 82 anos, aquele que foi por três vezes primeiro-ministro de Itália e um conhecido empresário na área dos média ignorou as sondagens que dão baixos índices de popularidade ao seu partido, Força Itália, e aproveitou uma decisão da justiça italiana que suspendeu a sua desqualificação para ocupar cargos públicos, anunciando que se candidata às eleições europeias, em maio.

“Por sentido de responsabilidade, decidi candidatar-me ao Parlamento Europeu, onde falta pensamento profundo sobre o futuro do mundo”, disse Berlusconi, à margem de um ato eleitoral local em Cagliari, na Sardenha.

Berlusconi, que já esteve no Parlamento Europeu, entre 1999 e 2001, na bancada do Partido Popular Europeu, não pôde participar nas eleições nacionais parlamentares, em março de 2018, por causa de uma decisão judicial que o desqualificou como candidato a cargos públicos, após uma sentença que o condenou por evasão fiscal.

Nesse ato eleitoral, o Força Itália, de extrema-direita, teve um mau resultado (abaixo de 10%) e o partido de Berlusconi nunca mais recuperou nos índices de popularidade.

Hoje, Berlusconi desvalorizou esses números e afirmou que está seguro da confiança que os italianos depositarão na sua candidatura ao Parlamento Europeu.

“Com o meu conhecimento, com a minha experiência e com a minha capacidade de convencer as pessoas, penso que posso desempenhar um papel importante nestas eleições e contribuir para que os cidadãos não se afastem dos valores ocidentais”, afirmou hoje Silvio Berlusconi.


PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.