Açoriano Oriental
BE acusa autarquia de Ponta Delgada de aprovar projeto de hotel contra parecer

Grupo parlamentar do Bloco de Esquerda Açores questiona decisão da Câmara de Ponta Delgada, então liderada por José Manuel Bolieiro


BE acusa autarquia de Ponta Delgada de aprovar projeto de hotel contra parecer

Autor: Nuno Martins Neves

O Grupo parlamentar do Bloco de Esquerda acusa a Câmara Municipal dePonta Delgada de ter aprovado um projeto de hotel nos Fenais da Luz, apesar do parecer negativo do Departamento de Planeamento e Urbanismo da autarquia.

A decisão, tomada em 2019, quando o atual presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, ainda liderava a autarquia, diz respeito a um hotel com 208 camas na freguesia dos Fenais da Luz.

De acordo com o Bloco, o projeto não cumpria com o Plano Diretor Municipal (PDM), nem com o Regulamento Municipal de Urbanização e Taxas (RMUT).

O parecer negativo do Departamento de Planeamento e Urbanismo baseou a sua decisão na “ausência dos instrumentos dos instrumentos de planeamento previstos no artigo 120.º do PDM para efeitos de programação e execução daquela zona de expansão urbana”; na “violação da volumetria máxima de 3 pisos excecionalmente prevista para empreendimentos turísticos - alínea b) do artigo 83.º do PDM; e na “violação da área bruta máxima de construção - alínea c) do artigo 14.º do RMUT, calculando-se que as áreas projetadas atinjam os 3688 m2”.

Segundo o requerimento apresentado pela deputada municipal do BE/Açores, Avelina Ferreira, consta da documentação do processo de licenciamento o visto prévio emitido pelo então presidente da Câmara, José Manuel Bolieiro, que posteriormente remeteu o processo ao vice-presidente, “que por sua vez aprova-o”.

Ouvido no parlamento regional, no âmbito da Comissão de Assuntos Parlamentares e Desenvolvimento Sustentável, a propósito de uma petição relacionada com a construção de dois novos hotéis na costa norte da ilha de São Miguel, o atual presidente da maior autarquia dos Açores, Pedro Nascimento Cabral, defendeu que a decisão do anterior executivo terá seguido um “princípio de legalidade”, refere o comunicado do Bloco.

“Caso assim não fosse, estaríamos perante um parecer em flagrante violação do PDM, inclusivamente com consequências que todos nós conhecemos e que podem inclusivamente conduzir à perda de mandato”, afirmou o presidente do município de Ponta Delgada, citado no comunicado.

Ora, o Bloco de Esquerda - Açores termina exigindo que seja dado a conhecer a “justificação e a sustentação jurídica que levou a autarquia a ignorar o parecer do Departamento de Planeamento e Urbanismo” e a aprovar o projeto.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados