Açoriano Oriental
ASAE apreende 1.750 litros de bebida por uso abusivo da denominação Tequila

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou este sábado a apreensão de 1.750 litros de bebida espirituosa e 28.750 rótulos de garrafas, num valor superior a 12.500 euros, por uso abusivo da Denominação de Origem Tequila.

ASAE apreende 1.750 litros de bebida por uso abusivo da denominação Tequila

Autor: Lusa/Ao online

A ASAE informa em comunicado que realizou uma operação de fiscalização ao embalador da bebida espirituosa, na sequência de uma denúncia apresentada pelo Conselho Regulador da Tequila, entidade com sede no México.

Em causa estava a “existência de uma violação grave contra Appellation of Origin Tequila (AOT) [Denominação de Origem Tequila]”, uma vez que foram usadas informações falsas, evocação e semelhança com tequilha, sem autorização, “a fim de enganar os consumidores, danificando a reputação da Tequila”, indica a ASAE.

A autoridade adianta que foi detetada em Portugal a comercialização de uma bebida espirituosa sob o nome "Mequila Mariachi", que “claramente faz uma evocação da AOT através do uso da palavra 'mequila' e das imagens presentes no respetivo rótulo”.

Como resultado da ação de fiscalização, foi instaurado um processo crime ao embalador da bebida espirituosa, por uso abusivo da menção Denominação de Origem Tequila.

Em defesa do consumidor, a ASAE assegura que continuará a desenvolver ações para retirar todo o produto colocado no mercado.



PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.