Açoriano Oriental
AMT apresenta candidatura a Bio-Região

A Associação de Municípios do Triângulo, composta pelas ilhas de São Jorge, Pico e Faial, apresentou a candidatura a Bio-Região, no 2º Congresso Mundial das Bio-Regiões, que decorre em Idanha-a-Nova até sábado.

AMT apresenta candidatura a Bio-Região

Autor: Susete Rodrigues/AO Online

Em nota de imprensa, Luís Silveira, presidente da Associação de Municípios do Triângulo espera que a candidatura agora apresentada, possa ser aprovada e apresentada no primeiro trimestre de 2025.


Segundo Luís Silveira, a criação de uma Bio-Região no Triângulo, “em muito irá contribuir aos mais variados níveis, desde logo na promoção do destino turístico, mas também na sustentabilidade e desenvolvimento destas três ilhas, no seu todo e, em particular, para cada um e dos seus seis municípios”, disse citado em nota de imprensa.


O também presidente da Câmara Municipal das Velas, São Jorge, considera que a classificação do Triângulo como Bio-Região “será uma mais-valia para toda esta rede de Bio-Regiões, pelas especificidades que detém o arquipélago dos Açores”.


Refira-se que as Bio-Regiões consistem em áreas geográficas onde agricultores, cidadãos, operadores turísticos, associações e o poder local estabelecem uma parceria para a gestão sustentável dos recursos locais, dando centralidade à produção e consumo alimentar de base biológica e agro-ecológica.


De acordo com a Rede Rural Nacional, a promoção dos produtos biológicos articula-se em associação com a promoção do território, dos seus recursos e das suas especificidades, com o objetivo de promover o desenvolvimento integrado e sustentável das potencialidades económicas, sociais, culturais e ambientais, com base em padrões de justiça e solidariedade.

PUB
Regional Ver Mais
  • Ligação Terceira - Zurique tem “sentido estratégico” para os Açores
     
    O vice-presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) considerou hoje que a nova ligação aérea direta entre a ilha Terceira e Zurique (Suíça), pela companhia Edelweiss Air, assume “sentido estratégico” para o arquipélago.
  • Crise no Médio Oriente relançou importância da base das Lajes
     
    O presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, considerou hoje que "sem dúvida" que a crise no Médio Oriente relançou a importância geoestratégica da base das Lajes, cuja notificação correu "dentro da normalidade".

  • Protocolo para vigilância e bem-estar nas zonas balneares

  • Requalificação da Ludoteca Municipal da Madalena

  • Novo regime de arrendamento reduz esforço no acesso à habitação
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.