Autor: Susete Rodrigues/AO Online
No Pico, foi diagnosticado um novo caso, nas Bandeiras, concelho da Madalena, originando uma nova cadeia de transmissão local primária.
Na ilha Terceira foram registados três casos, sendo um no concelho da Praia da Vitória (freguesia de Santa Cruz) e dois no concelho de Angra do Heroísmo (um na Sé e outro na Conceição). Dois destes três casos decorrem de análises de rastreio a viajantes, não residentes e o outro caso está em investigação.
Na ilha de São Miguel, dos 32 casos positivos diagnosticas nas últimas 24 horas, dois referem-se a viajantes, residentes (um com análise positiva à chegada e outra de 6.º dia). Todos os restantes casos registados decorrem de transmissão comunitária.
Desta forma, no concelho da Ribeira Grande há cinco novos casos (dois na Ribeirinha, um em São Brás, um na Matriz e um na Conceição).
No concelho de Ponta Delgada há 17 novos casos ( quatro em São Sebastião, dois em São José, dois nos Arrifes, dois nas Capelas, dois na Fajã de Cima, um em São Pedro, um na Fajã de Baixo, um nos Fenais da Luz, um na Relva e um Livramento).
No concelho da Lagoa há 9 novos casos (cinco em Água de Pau, Santa Cruz e dois no Rosário).
No concelho de Vila Franca há um novo caso em Água d'Alto.
Também nas últimas 24 horas foram registadas 41 recuperações, todas em São Miguel (19 na Lagoa, 15 em Ponta Delgada, seis na Ribeira Grande e uma no Nordeste).
À data de hoje estão internados cinco doentes, quatro no Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada, e um no Hospital de Santo Espírito de Angra do Heroísmo, nenhum em Unidade de Cuidados Intensivos.
O arquipélago conta presentemente com 306 casos positivos ativos, sendo 286 em São Miguel, nove na Terceira, seis no Pico, dois no Faial, dois em São Jorge e um nas Flores.
Estão ativas no arquipélago quatro cadeias de transmissão local primária, uma no Faial, uma na Terceira e duas no Pico.
Em vigilância ativa estão 2.033 pessoas.
Desde o início da pandemia foram diagnosticados nos Açores 6.580 casos positivos de Covid-19, tendo recuperado da doença 6.099 pessoas e 34 faleceram.