Açoriano Oriental
Meia de Rock
A banda sonora de Pecaminosa é muito mais do que isso

É o mais recente álbum de jazz composto e gravado nos Açores (não sei quando terá sido o anterior, ou sequer se terá existido algum). Embora tenha surgido como banda sonora de um videojogo, “Pecaminosa” vale por si só como álbum de jazz.

A banda sonora de Pecaminosa é muito mais do que isso

Autor: João Cordeiro

O jogo é uma criação da empresa açoriana Cereal Games, e a banda sonora ficou a cargo do jovem músico Cristóvão Ferreira, que deixa uma obra intemporal, que, se não tiver o merecido destaque agora – como muitas vezes acontece – será certamente recordada no futuro como um grande momento da música feita nos Açores (no nicho que é a música jazz, claro...).

O álbum tem seis temas deslumbrantes (estou a tentar poupar nos adjetivos porque o jogo é dirigido pelo Lázaro Raposo, que também faz parte do Meia de Rock), interpretados por músicos de várias proveniências geográficas e musicais, mas todos residentes nos Açores: Alfredo Molina, Carlos Mendes, o próprio Cristóvão Ferreira, Gianna de Toni, Lázaro Raposo, Michael Smith, Mike Ross, Nelson Inácio, Nuno Alves, Paulo Bettencourt e Roberto Martins.

A música acompanha o ambiente do jogo, cuja história se desenrola na escura e mal frequentada Pecaminosa, uma cidade imaginária, na América dos anos 40, fustigada pelo crime e pela decadência dos casinos e dos bares cheios de vícios.

Por enquanto, o álbum está disponível para venda apenas na Steam – uma plataforma online de compra de videojogos – mas poderá ser ouvida ao vivo no Teatro Micaelense no próximo dia 18 de junho, no evento que a Cereal Games está a preparar para promover o jogo. A alternativa é comprar o jogo e, quando estiver a gostar da música, deixe o detetive John Souza quieto e deixe o tema seguir até ao fim. Mas para garantir que não é surpreendido por algum inimigo, o melhor é mesmo selecionar a opção “grafonola”, que permite ouvir as versões completas em segurança, porque – não se esqueça – Pecaminosa é uma cidade muito traiçoeira.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados