Autor: Paulo Faustino
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada acolhe a 17 e 18 deste mês o 2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores, uma iniciativa do Plano Nacional das Artes (PNA) com o apoio da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) e de vários parceiros no território açoriano.
Tratando-se de uma
iniciativa que contará com a presença de elementos de oito ilhas, nela
participarão, além do Comissário do PNA, Paulo Pires do Vale,
professores coordenadores dos projetos culturais que estão a ser
desenvolvidos em 22 escolas dos Açores e que aderiram a esta estratégia
nacional. Igualmente presentes estarão artistas residentes nas escolas,
mediadores culturais, entre outros parceiros, assim como cidadãos
interessados nos cruzamentos entre a educação, as artes, as culturas e
os patrimónios.
“Será, por isso, um momento de reflexão sobre a pertinência de implementar práticas pedagógicas, que consolidem uma cultura científica e artística de base humanista, e que permitam mais participação, liberdade, ligação à vida, autonomia, diversificação de linguagens, espaço de discussão, criação e experimentação, expressões artísticas, culturas e patrimónios”, explica nota de imprensa.
O 2.º Encontro de Projetos Culturais de Escola - Açores visa a divulgação e partilha dos projetos culturais das escolas, bem como a criação e estabelecimento de laços e rede entre os intervenientes tendo por objetivo a coesão e o desenvolvimento territorial. Mas também “afirmar as escolas como polos culturais e os equipamentos culturais como territórios educativos”, sem deixar de refletir sobre que “valores, competências e literacias” é preciso “desenvolver/educar, para fazer face aos desafios do mundo de hoje, que exige cidadania ativa, requer muita criatividade, espírito crítico e adaptações constantes”.
A
adesão das escolas ao PNA implica a adesão à medida Projeto Cultural de
Escola, comprometendo-as, assim, com o “desenvolvimento de projetos
culturais endémicos, em articulação/parceria com os agentes e os
equipamentos culturais do território”.
Outra das medidas “transformadoras” do PNA é o Projeto Artista Residente na Escola.