Açoriano Oriental
Vice-presidente do Governo dos Açores reafirma importância dos regimes POSEI em Bruxelas

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, defendeu o restabelecimento do POSEI Pescas, o reforço e atualização do POSEI para a Agricultura e a criação de um POSEI Transportes

Vice-presidente do Governo dos Açores reafirma importância dos regimes POSEI em Bruxelas

Autor: Susete Rodrigues

Artur Lima participou como orador convidado no Fórum POSEI das Regiões Ultraperiféricas, coorganizado pelo eurodeputado Paulo Nascimento Cabral, do Intergrupo sobre a Política de Coesão e Regiões Ultraperiféricas do Parlamento Europeu, em Bruxelas, afirmou que "o reforço destes instrumentos representa uma gota no oceano para a Comissão Europeia, mas um mar de oportunidades para as Regiões Ultraperiféricas”.

Citado em nota de imprensa, o vice-presidente do executivo regional frisou que "há que considerar as especificidades e constrangimentos que sempre se colocam às Regiões Ultraperiféricas e aos Açores”, alertando que os custo "da atividade económica são maiores na ultraperiferia”.

Na sua intervenção, o vice-presidente lembrou que o setor da agricultura “é estratégico para a competitividade a Região e, nesse sentido, garantir o reforço financeiro do POSEI é garantir o desenvolvimento sustentável, e a competitividade de uma atividade central para os Açores”.

Em relação às pescas, Artur Lima referiu-se aos sobrecustos da atividade, com “impactos económicos e sociais evidentes”. Num contexto em que os Açores são “reconhecidos pelas práticas sustentáveis nesta área”, em linha com as ambições europeias e internacionais, “restabelecer o POSEI Pescas é reconhecer que estes setores, tão importantes localmente, merecem justo reconhecimento, não podendo ser deixados para trás”.

Ao setor dos transportes na Região coloca-se uma “complexidade adicional, da chamada dupla periferia”, disse Artur Lima, relembrando que existe “mais do que um estudo do Parlamento Europeu que recomenda a criação de um POSEI Transportes para as Regiões Ultraperiféricas", considerando este mecanismo "essencial para que a ultraperiferia alcance patamares justos de coesão e desenvolvimento económico”.

À margem do evento, o vice-presidente do Governo Regional reuniu-se com o vice-presidente Executivo da Comissão Europeia, Raffaelle Fitto, tendo novamente a oportunidade de partilhar as condições específicas da Região e sublinhar a importância destes mecanismos para o desenvolvimento justo e sustentável dos Açores e das Regiões Ultraperiféricas, face à atual conjuntura europeia e mundial.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.