Autor: Rafael Dutra
A programação do Azores Pride 2025 arrancou em São Miguel, mas irá estender-se a mais quatro ilhas dos Açores, com atividades que decorrerão até ao mês de junho.
De acordo com a organização, as comemorações do orgulho LGBTQIA+ regressam aos Açores entre maio e junho, promovidas por uma plataforma de associações, instituições e coletivos sediados na região.
Este ano, sob o mote “Arquipélago Diverso”, o programa de atividades arrancou ontem em Ponta Delgada, sendo que hoje às 16h, na vaga — espaço de arte e conhecimento, em Ponta Delgada, é apresentada a sessão de curtas “Ovnis, Monstros e Utopias”, com a presença de André Godinho e Ricardo Joaquim Branco, realizadores.
Até ao final do mês de maio, o Azores Pride percorre ainda as ilhas do Pico e de Santa Maria. No Pico, no dia 23, às 15h00, haverá um piquenique comunal no Parque Florestal da Prainha; e, às 21h00, o Cabana Bar, em Santo Amaro, acolhe “Raízes da Resistência: Noite de Quizz”. A 24 de maio, às 14h30, conversam-se as “As vozes do Pico” na Livraria Companhia das Ilhas, nas Lajes do Pico; e o programa picaroto encerra às 20h30, no Auditório Municipal da Madalena, com a sessão de curtas “Ovnis, Monstros e Utopias”.
Em Santa Maria, as atividades concentram-se na Biblioteca Municipal de Vila do Porto. No dia 29 de maio, haverá uma “Tertúlia de Poesia” entre as 18h00 e as 19h30, acompanhada pelo coletivo Formigas Ecléticas.
No dia seguinte, a APF-Açores/ (A)MAR - Açores pela Diversidade dinamiza a formação “Diversidade Sexual e de Género” em dois horários, sujeitos a inscrição: 10h00 às 12h00 e das 14h00 às 16h00.
O programa de junho, relativo às ilhas do Faial, da Terceira e de São Miguel, será divulgado brevemente.
Não obstante, a Marcha do Orgulho LGBTQIA+ terá lugar no último dia do festival, 28 de junho, percorrendo as ruas do centro histórico de Ponta Delgada como forma de celebrar a comunidade LGBTQIA+ e lutar pelo fim da discriminação e crimes de ódio e intolerância cometidos nos Açores.
Recorde-se que o Azores Pride é um movimento cívico e um festival ativista que celebra o orgulho LGBTIA+, a equidade, a diversidade e os princípios democráticos na Região.
De acordo com a organização, este é um evento agregador e inclusivo, de livre participação para todas as pessoas, que tem como objetivo “promover o diálogo e a visibilidade das temáticas LGBTIA+ nos Açores, unir a comunidade LGBTIA+ açoriana e possibilitar um encontro positivo, intergeracional e interseccional”.