Autor: Nuno Martins Neves
Uma jovem transexual de 18 anos e um menor de 16 anos foram agredidos no sábado à noite, na Estrada Regional da Ribeira Grande, por dois homens, após um troca de palavras.
Segundo apurou o Açoriano Oriental, os dois supostos agressores seguiam num automóvel quando se cruzaram com as vítimas, que se dirigiam para uma festa.
De acordo com um amigo da vítima transexual, os homens começaram a insultar as vítimas, com tiradas transfóbicas, tendo parado a viatura quando uma das vítimas ripostou e iniciado as agressões, com socos a cara, estômago e zona genital da jovem de 18 anos.
O menor de 16 anos também foi agredido, mas com menor intensidade.
As agressões terminaram graças ao surgimento de três jovens que passavam pelo local, tendo sido quem chamou a polícia.
Ao Açoriano Oriental, a PSP confirma o incidente, que teve lugar pelas 22h00 de sábado, adiantando, igualmente, que as vítimas dispensaram tratamento hospitalar.
No entanto, fonte próxima da vítima confirmou ao jornal que a jovem transexual acabou por ser assistida no HDES, com ferimentos no nariz.
A PSP revela que se trata de um crime semipúblico, pelo que carece de apresentação de queixa por parte dos queixosos, o que ainda não sucedeu. Ao Açoriano Oriental, fonte próxima da vítima diz que a mesma não quis apresentar queixa na altura “por receio de represálias”.
A polícia também não confirmou que se tratou de um crime com motivações transfóbicas, o que só poderá ser confirmado após a identificação dos supostos agressores.
Por último, a
PSP adianta que o menor de 16 anos, que se encontra em processo de
mudança de sexo, foi reconduzido à instituição onde se encontrava e de
onde saiu de forma ilegítima no passado sábado.