Autor: Lusa/AO online
“É a oportunidade de constatar, num dos países que está sob assistência financeira, a importância da União Europeia ter medidas cada vez mais concretas e mais definidas no sentido de promover uma agenda de crescimento económico”, afirmou Vasco Cordeiro aos jornalistas, num breve comentário à visita de Angela Merkel a Portugal.
A chanceler alemã está hoje em Lisboa para uma visita oficial de cinco horas, que inclui reuniões com o Presidente da República, com o primeiro-ministro e o ministro dos Negócios Estrangeiros e com empresários dos dois países.
Para Vasco Cordeiro é com a criação de uma agenda de crescimento económico que a UE “pode ajudar a ultrapassar a situação de austeridade e a conjuntura financeira que se vive”.
Esta é a primeira vez que a chefe do Governo da Alemanha visita oficialmente Portugal e a deslocação acontece num momento em que internamente cresce a contestação ao programa assinado com a 'troika', estando previstas duas manifestações anti-Merkel em Lisboa.
A visita, segundo disse Merkel numa entrevista à RTP, no domingo, é “uma contribuição” para mostrar que a Alemanha “quer ajudar” e “para ver o que se pode melhorar na cooperação entre empresas para gerar mais empregos".
Angela Merkel afirmou também não haver motivos para Portugal renegociar com a ‘troika’ ou pedir novo resgate, elogiando a coragem com que o Governo faz o ajustamento financeiro.
-
Trabalhadores da Empresa de Eletricidade dos Açores reclamam aumentos salariais
-
Cultura e Social
Terceira edição do Angra City Pass com seis espaços de visitação