Açoriano Oriental
Covid-19
Vacinação obrigatória para pessoal de saúde em vigor na Grécia

A vacinação obrigatória contra a Covid-19 para os profissionais de saúde entra em vigor na Grécia, esta quarta-feira, sob ameaça de suspensão para os que desobedecerem.


Vacinação obrigatória para pessoal de saúde em vigor na Grécia

Autor: Lusa/AO Online

A medida foi anunciada a 12 de julho numa comunicação do primeiro-ministro, Kyriakos Mitsotakis, e segundo as estimativas da Federação Nacional dos trabalhadores dos hospitais públicos, destina-se aos cerca de 10.000 profissionais ainda não vacinados, cerca de 10% do total.

“Estamos a pressionar os profissionais de saúde para se vacinarem, mas somos contra a vacinação obrigatória, o que coloca um problema democrático”, declarou à agência France-Presse Dimitris Kuruvalakis, do comité executivo daquela federação.

A estrutura sindical “apelará à greve e a uma concentração diante do Ministério da Saúde em caso de suspensões”, advertiu o seu presidente, Michalis Giannakos, em declarações à agência noticiosa grega ANA.

Várias concentrações realizaram-se hoje em frente a hospitais do país para protestar contra a vacinação obrigatória e chamar a atenção para as consequências das suspensões no funcionamento dos serviços de saúde.

Segundo o jornal económico Naftemporiki, o serviço de ambulâncias poderá ter de funcionar com 1.245 profissionais a menos.

O Governo grego tomou medidas para encorajar o máximo de pessoas a vacinar-se para lutar contra a propagação da variante delta do novo coronavírus. A quase totalidade dos doentes hospitalizados com respiração artificial não está vacinada.

Além dos profissionais de saúde, a vacinação é também obrigatória para os funcionários dos lares de idosos.

Mais de 5,7 milhões dos 10,7 milhões de habitantes da Grécia já levaram as duas doses da vacina.


PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.