Autor: Carlota Pimentel
Após a conclusão da terceira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, foram admitidos 50.612 estudantes para este ano letivo 2024-2025 nas universidades e politécnicos do país.
De acordo com os
resultados divulgados pela Direção-Geral do Ensino Superior (DGES), na
terceira fase do concurso, a Universidade dos Açores (UAc) admitiu sete
novos alunos, perfazendo um total de 542 estudantes de 610 vagas
iniciais, o que corresponde a uma ocupação de 88,9%. Nesta fase, terão
ficado 68 vagas por preencher na academia açoriana.
No que diz respeito à distribuição por cursos na UAc, sobraram 11 vagas na licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Preparatórios), 10 em Ciências Agrárias e 15 em Guias de Natureza e Património. Em Estudos Europeus, foi preenchida uma vaga, sendo a nota do último colocado 126,9 valores; em Serviço Social, a única vaga foi preenchida com a nota de 135,3 valores. Já em Sociologia, foram preenchidas duas vagas, com a nota do último colocado a ser de 116,7 valores. Comunicação e Relações Públicas preencheu duas vagas, com a nota do último colocado a situar-se nos 128,7 valores. No curso de Proteção Civil e Gestão de Riscos, das nove vagas iniciais mais uma de recolocação, sobraram 10 vagas. Por sua vez, Ciências de Engenharia (Engenharia Mecânica e Engenharia Eletrotécnica e de Computadores) ficou com oito vagas sobrantes. Enquanto em Economia sobraram 13 vagas, em Gestão registou-se uma vaga sobrante.
A nível geral, segundo a DGES, na terceira fase, 1648 candidatos conseguiram colocação, entre os 4597 que se apresentaram a concurso. Destes, 36 não tinham concorrido em fases anteriores; 2025 não tinham sido colocados em fases anteriores; 644 foram colocados mas não se matricularam; e 1892 que, apesar de já se terem matriculado, concorreram novamente.
O
documento revela ainda que as instituições de ensino superior colocaram a
concurso 3030 vagas para a terceira fase, às quais acresceram 612 vagas
libertadas por candidatos colocados e matriculados em fases anteriores,
uma vaga adicional criada por desempates e nove vagas adicionais
criadas para candidatos sem classificação final. No total, ficaram por
preencher 2004 vagas.
Os estudantes agora colocados poderão
matricular-se entre 30 de setembro e 2 de outubro, junto da instituição
de ensino superior.