O evento vai contar com a presença da diretora técnica nacional e treinadora da modalidade, Joana Branco de Magalhães, que além de desenvolver a parte pedagógica ligada aos ensinamentos técnicos, vai dinamizar atividades completares no contexto da patinagem artística, nomeadamente aulas de dança e preparação física.
A formação será realizada em parceria com a Associação de Artes Circenses dos Açores, a 9’ Circos, visto que esta se insere no projeto “Há Circo na Patinagem”.
Neste sentido, os 40 atletas inscritos irão aperfeiçoar, em conjunto com os treinadores orientados por Joana Branco Magalhães, as suas coreografias para que estas se aproximem das dos artistas de circo, explicou a Associação de Patinagem de São Miguel (APSM) em nota de imprensa.
A iniciativa vai culminar com um espetáculo final, em que os patinadores vão apresentar as suas interpretações numa fusão entre números circenses e atuações de patinagem artística.
O estágio, que vai marcar a abertura da época 2026, tem como principais objetivos o aperfeiçoamento de técnicas e o desenvolvimento de competências, com vista à obtenção de resultados positivos nas provas oficiais ao longo da temporada, como é o caso do Campeonato e do Torneio Nacional de Show e Precisão.
Para além disso, no âmbito social, a intenção da organização é que os atletas reforcem os laços entre si e com os treinadores, promovendo o espírito de cooperação e entreajuda.
AG da APSM no dia 22
Entretanto, a APSM vai reunir em Assembleia Geral ordinária, daqui a duas semanas, para apresentar e aprovar as contas do ano de 2025.
De acordo com o comunicado da direção, a reunião com os clubes está marcada para 22 de janeiro, a partir das 20h00, na sede da APSM.
