Autor: Lusa/AO online
No primeiro semestre do ano foram registados 494 milhões visitantes a nível global, o que representou mais 25 milhões de turistas do que em igual período de 2012, tendo-se assistido a um comportamento mais forte das economias emergentes do que das ditas “avançadas”, com 6% e 4% respetivamente, enquanto a Europa apresentou um desempenho “surpreendentemente mais forte do que o esperado”, fixando-se nos 5%.
“O facto de o turismo internacional ter crescido acima das expectativas confirma que viajar é agora parte dos padrões de consumo de número crescente de pessoas tanto nas economias emergentes como nas avançadas”, afirmou, em comunicado, o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai.
Segundo o dirigente da organização das Nações Unidas, “isto sublinha a necessidade de colocar o turismo como um dos pilares-chave do desenvolvimento socioeconómico, sendo um dos maiores contribuintes para o crescimento económico, as exportações e o emprego”.
Os resultados dos primeiros seis meses do ano foram positivos em todas as regiões e sub-regiões, indicou a OMT, com a Europa central e de leste a crescer 10%, quatro pontos acima do sul do continente.
A Ásia e o Pacífico também “excederam as expectativas” com um crescimento de 6%, tendo as Américas aumentado o número de turistas em 2%, num resultado mais “fraco do que o antecipado”.
Por estes motivos, a OMT elevou agora a previsão para 2013, quando acredita que o turismo mundial vai crescer em 4%, apesar de esperar uma subida “gradualmente mais lenta” no segundo semestre.