De acordo com o despacho conjunto da Secretaria das Finanças, Planeamento e Administração Pública e da Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social, publicado sexta-feira em Jornal Oficial, as Unidades de Saúde de Ilha (USI) do Faial (4), Flores (2), Graciosa (4), Pico (3), Santa Maria (3), São Jorge (5), São Miguel (2) e Terceira (9) estão autorizadas a atribuir incentivos à fixação de pessoal médico.
De acordo com o quadro divulgado pelo Despacho, a segunda maior necessidade no Sistema Regional de Saúde (SRS) são médicos de Medicina Interna (13 vagas), com cinco quotas por preencher no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), três no Hospital da Horta (HH), duas no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) e mais três na USI Santa Maria.
A terceira especialidade com mais vagas por preencher no SRS é Anestesiologia (7), com quotas nos três hospitais da Região: HDES (1), HH (2) e HSEIT (4).
O mesmo número de vagas (7) surge em Ginecologia/Obstetrícia, com quotas no HDES (2), HH (2) e HSEIT (3).
Cirurgia geral (5) e Psiquiatria (5) surgem logo de seguida como as especialidades com mais carências na Região.
Por hospitais, o HDES surge à cabeça, com 33 vagas por especialidade por preencher, seguindo-se o HSEIT com 24, enquanto o HH tem 16.
As vagas no SRS foram identificadas “na sequência de auscultação promovida junto das unidades de saúde do SRS”, adianta o Despacho, tendo deste apuramento sido “identificadas as unidades de saúde especialmente carenciadas, por especialidade médica, bem como as correspondentes quotas”, que no total cifraram-se em 111 vagas por preencher em oito das noves ilhas do arquipélago (não foram identificadas carências no Corvo).
