As maiores e as melhores empresas dos Açores foram reveladas na cerimónia de lançamento da revista 100 Maiores Empresas dos Açores relativa ao ano de 2024, que decorreu no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, num formato diferente este ano e que incluiu um jantar com os convidados e premiados.
No ranking empresarial dos Açores de 2024, a SATA Internacional - Azores Airlines voltou a ser, pelo segundo ano consecutivo, a maior empresa dos Açores, destronando novamente a EDA, que ocupou este lugar cimeiro durante a última década. Uma boa notícia para a companhia aérea açoriana, na véspera da sua privatização.
No ranking das 10 Maiores Empresas dos Açores, registou-se apenas uma entrada face a 2023, a da Finançor - Distribuição Alimentar.
As restantes nove empresas mantiveram-se na lista das 10 maiores dos Açores, com apenas algumas alterações na segunda metade da tabela.
Ao nível das 10 melhores empresas dos Açores, houve várias novidades num ranking relativo a 2024 em que apenas três empresas se mantiveram face a 2023: a Cimentaçor; a Frutaria São Miguel e a Mutualista Açoreana.
Todas as restantes sete empresas deste ranking são novidades face ao ano anterior, com o setor do turismo em grande destaque.
É disso exemplo a Melhor Empresa dos Açores em 2024, a AçorSonho Hotéis, o grupo liderado por Vítor Câmara que já possui seis unidades hoteleiras nas ilhas de São Miguel e do Pico e prepara atualmente a sua expansão, com o próximo projeto a ser o Hotel Natura e Mar, na zona da Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande.
Mas entre as sete novidades no ranking das 10 Melhores Empresas dos Açores estão cinco empresas ligadas ao setor do turismo, o que mostra bem o impacto que os sucessivos recordes de dormidas tiveram no crescimento sustentado deste setor.
Contudo, o turismo açoriano pode estar a braços (e as estatísticas parecem ir nesse sentido) com uma estabilização no crescimento, que levará a uma triagem no mercado entre os melhor e os menos bem preparados para enfrentar períodos mais difíceis e de maior concorrência.
Refira-se que para além da AçorSonho, a Melhor Empresa dos Açores em 2024 com base em critérios como o resultado líquido, a rentabilidade ou a produtividade, entre outros, também integram a lista das 10 Melhores Empresas dos Açores na área do turismo a Azoris Hotéis; a Melo Viagens e Turismo; a Bensitur e a agência de viagens Viavitória, sendo esta, aliás, a única empresa da ilha Terceira neste ranking, tendo as restantes sede em São Miguel.
Refira-se que a revista 100 Maiores Empresas dos Açores é publicada pela Açormedia desde 1984, revelando também o ranking das 200 maiores empresas açorianas.
A edição em papel da revista 100 Maiores Empresas dos Açores 2024 é distribuída esta sexta-feira juntamente com o jornal Açoriano Oriental e a partir de amanhã aos assinantes.
Tradicionalmente, a revista 100 Maiores Empresas dos Açores vem acompanhada de uma análise às maiores empresas dos Açores pela consultora Informa D&B, revelando o “enorme contributo” para economia açoriana das 200 Maiores Empresas dos Açores.
Conforme refere a Informa D&B, embora representem menos de 4 por cento do tecido empresarial açoriano, as 200 Maiores Empresas dos Açores faturam no seu conjunto 4,7 mil milhões de euros, o que corresponde a 70 por cento do volume de negócios de todas as empresas dos Açores, com destaque para o comércio grossista e a retalho e para a indústria alimentar.
As 200 Maiores Empresas dos Açores agregam igualmente 40 por cento do emprego privado nos Açores e 91 por cento das exportações.
E além dos rankings, a revista 100 Maiores Empresas dos Açores distingue na cerimónia de lançamento todos os anos também um conjunto de personalidades, projetos e empresas.
Assim, Victor Cruz, do Grupo Bensaude, foi o Gestor do Ano de 2024. Ao receber o prémio, Victor Cruz afirmou que só aceitou a distinção em nome de todos os quatro mil trabalhadores do Grupo Bensaude, demonstrativos da grande responsabilidade social das empresas, tenham muitos ou poucos trabalhadores. O Prémio Carreira foi entregue a Mancebo Soares, da Unicol.
O Prémio Empreendedorismo foi para a empresa de cosmética natural BAMandBOO, enquanto a distinção para o Projeto de Investimento foi para o Azores Book Hotel. O Prémio Marca Açores foi entregue ao Atum Santa Catarina, da Sociedade Conserveira Açoriana.
Por fim, a
Distinção Agricultura foi para Eugénio Câmara; a Distinção Comércio para
‘O Rei dos Queijos’ e foi entregue a Mário Bernardo, enquanto que a
Distinção Turismo foi para o Lusitano Garden Villas e foi entregue a
João Gomes de Menezes do Canto Tavares.
