Açoriano Oriental
Três partidos falham discursos no Dia dos Açores

Todos os partidos com assento parlamentar na Assembleia Legislativa dos Açores foram convidados a discursar na sessão solene do Dia da Região, mas três deputados falharam a intervenção, por se encontrarem ausentes.

Três partidos falham discursos no Dia dos Açores

Autor: Lusa

O deputado único do Bloco de Esquerda, António Lima, marcou presença na cerimónia, mas não chegou a tempo de intervir, devido a um atraso no voo de São Miguel para a ilha Terceira, onde este ano decorrem as comemorações.

Já o deputado da Iniciativa Liberal, Nuno Barata, não compareceu à cerimónia, à semelhança de outros anos, “por não concordar com a apropriação política feita num dia especial para a fé e devoção dos açorianos”, segundo fonte oficial do partido.

Também o deputado do PAN, Pedro Neves, faltou à cerimónia, “por questões de saúde”, segundo fonte oficial do partido.

A Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores integra oito partidos políticos: PSD, PS, Chega, CDS-PP, BE, IL, PAN e PPM.

Depois das intervenções dos grupos e representações parlamentares, intervieram nas cerimónias, o presidente do Governo Regional, José Manuel Bolieiro, e o presidente da Assembleia Legislativa dos Açores, Luís Garcia.

As comemorações que hoje decorrem na Praia da Vitória são uma organização conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo Regional açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), na sequência da instituição do Dia da Região Autónoma dos Açores, em 1980, para comemorar a açorianidade e a autonomia.

A data, feriado regional, é celebrada na segunda-feira do Espírito Santo.

Na sessão solene foram impostas 20 insígnias honoríficas açorianas que visam distinguir cidadãos e entidades que se tenham destacado "por méritos pessoais ou institucionais, atos, feitos cívicos ou por serviços prestados à região”.

Foram atribuídas uma insígnia autonómica de valor, quatro insígnias autonómicas de reconhecimento, duas de mérito profissional, uma de mérito industrial, comercial e agrícola e doze insígnias autonómicas de mérito cívico.

As comemorações do Dia da Região, abertas à população, prosseguem com o tradicional almoço das sopas em honra do Divino Espírito Santo, servido junto à Marina da Praia da Vitória e acompanhado pela atuação da Filarmónica União Praiense.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.