Todos os concelhos dos Açores com planos de emergência atualizados até final do ano

Todos os concelhos dos Açores com planos de emergência atualizados até final do ano

 

Lusa/AO Online   Regional   6 de Mai de 2019, 14:56

Todos os concelhos dos Açores deverão ter planos municipais de emergência atualizados até ao final do ano, disse o secretário regional da Saúde, Rui Luís, que tutela a Proteção Civil.

“Pensamos que até ao final deste ano todas as câmaras ficam com os seus planos devidamente atualizados e com as novas exigências legais”, avançou, em declarações aos jornalistas, em Angra do Heroísmo, à margem da apresentação do I Congresso Internacional de Proteção Civil Azores 2019.

Segundo Rui Luís, dos 19 municípios dos Açores, 10 têm planos de emergência “completamente atualizados” e quatro estão a “proceder à sua atualização”.

Há ainda quatro planos que estão a ser “revistos após a comunicação da Proteção Civil dos ajustes que eram necessários” e um está a ser “analisado pela Proteção Civil”.

Para o governante, é fundamental que os planos estejam atualizados para “todas as entidades do concelho saberem quais são as suas funções e como atuar”, mas mais importante é que as câmaras façam “exercícios constantes de aplicação destes planos de emergência”.

“Era importante que em todos os concelhos houvesse um conselho global que envolvesse todas as entidades”, frisou, alegando que as autarquias já vão fazendo vários exercícios específicos nos aeroportos, nos estabelecimentos que têm combustíveis ou de comunicação interna, por exemplo.


Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados

Este site utiliza cookies: ao navegar no site está a consentir a sua utilização.
Consulte os termos e condições de utilização e a política de privacidade do site do Açoriano Oriental.