Autor: Lusa/AO Online
Num comunicado enviado à agência Lusa, a MOOT – The Movement Lab, uma plataforma digital dedicada à dança sediada na ilha Terceira, avança que o “Deriva” é um “novo programa anual de residências artísticas para bailarinos, performers e intérpretes”.
O “Deriva”, que foi um dos 10 projetos selecionados pelo programa europeu Archipel.eu, vai decorrer em São Miguel e na Terceira, “envolvendo parceiros” da região e da Alemanha.
“A primeira residência artística acontece já no próximo mês de abril nas ilhas Terceira e São Miguel com os fundadores do Lake Studios Berlin, um centro de investigação e de residências em dança contemporânea, sediado em Berlim”, lê-se na nota de imprensa.
Os artistas Marcela Giesche e Mark Grunow vão estar na Terceira de 04 a 19 de abril em residência artística, onde vão “explorar os métodos pedagógicos do ensino de dança”.
De 20 a 24 de abril, na ilha de São Miguel, a Moot e o Lake Studios vão promover formações para aos artistas locais.
As residências artísticas têm como “objetivos” a criação de “condições para a discussão e investigação sobre métodos de formação e de processos criativos”, a partilha de “experiências”, a documentação de um “plano de treino de dança e movimento” e a realização de um trabalho de “prospeção de possíveis locais nas ilhas para a implementação de um centro de residências artísticas”.
“Durante o período de residências, prevê-se a realização de ensaios abertos e a organização de um encontro com artistas e estruturas culturais locais a decorrer na Casa do Sal, em Angra do Heroísmo, na Terceira”, avança ainda a Moot.
A Moot é uma plataforma digital dedicada à formação e saúde de bailarinos que está sediada no TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira.
-
premiumAlienação parental. Quando os filhos vivem reféns de conflitos
Uma violência que destrói laços, distorce memórias e deixa marcas profundas na infância. O psicólogo Pedro Gomes alerta: “os mecanismos de defesa das crianças e dos jovens podem enfraquecer após o divórcio dos pais”.
-
Cultura e Social
Ministra da Cultura defende aposta precoce na culturaA ministra da Cultura defendeu, nos Açores, uma aposta precoce na cultura, sublinhando que “os primeiros anos de vida são os mais decisivos” na formação dessa ligação, e garantiu que esta meta é “uma prioridade do Governo”