Açoriano Oriental
Revista de imprensa nacional
O aumento do preço dos combustíveis, o “plano B” de Cavaco silva caso o Orçamento seja chumbado e o autor da morte de Rosalina Machado são alguns dos destaques dos jornais de hoje.

Autor: Lusa/AO Online

No Diário de Notícias, a manchete diz que “combustíveis voltam a aumentar esta semana”, explicando que a associação de revendedores considera a subida do preço “inevitável” por causa do aumento de 7 por cento da cotação da gasolina e gasóleo nos mercados internacionais.

O DN destaca ainda a antecipação da festa de resgate dos mineiros do Chile, que deverá realizar-se na quarta feira, mostrando uma fotografia dos filhos de alguns dos homens presos na mina de San José.

O jornal i salienta que o Presidente da República tem “um plano B” e que se o Orçamento de Estado for chumbado, “Cavaco convida Jaime Gama para liderar Governo”.

Segundo o jornal, Cavaco Silva pretende convidar o Presidente da Assembleia da República para formar "governo de salvação nacional” e adianta que o PSD vai forçar eleições em 2011.

O jornal dá ainda destaque ao “rei do soul” Solomon Burke, que morreu no domingo, e adianta que “até 2016 deixará de haver doentes mentais institucionalizados”.

Na manchete, o Público adianta que a “crise leva a cortes nas ‘secretas’ e até ao despedimento de ‘espiões’".

De acordo com este jornal, os "serviços de informações funcionam no 'mínimo essencial' e verbas para a preparação da cimeira da NATO em Lisboa já estão 'fora' do orçamento".

Uma fotografia do novo líder da Coreia do Norte, Kim Jong-Un, ocupa metade da primeira página do Público, para noticiar que a televisão estatal daquele país exibiu no domingo, pela primeira vez, imagens de Kim Jong-Il ao lado do seu filho mais novo numa cerimónia considerada como a preparação da sucessão.

O Público refere ainda que "Governo quer nova lei eleitoral até final de 2011" e que colocou um carimbo de “urgente” nesta matéria.

“Polícia já sabe quem matou Rosalina”, diz o Correio da Manhã, adiantando que o executor da herdeira do milionário Tomé Feteira, com quem teve uma ligação profissional e afetiva durante 30 anos, é de Belo Horizonte.

Segundo o jornal, as autoridades esperam agora que a captura deste homem leve ao mandante do crime e diz que “telefones usados por Duarte Lima, ex-deputado e advogado da companheira do multimilionário, [estão a ser] analisados à lupa”.

A fotografia em destaque no Correio da Manhã mostra o choque entre um comboio e uma carrinha que provocou, no domingo, a morte de um casal. Segundo avança o jornal, o veículo “andou” 100 metros arrastado pelo comboio porque o consutor contornou cancelas em apeadeiro próximo da Malveira.

O CM destaca ainda o título “Saúde leva corte de 150 milhões”, dizendo que “os utentes do SNS vão pagar mais pelas análises clínicas e pelos medicamentos”

“Estudantes temem atraso no pagamento das bolsas” é a manchete do Jornal de Notícias, que adianta que as “federações e associações académicas reúne hoje de emergência para exigir que serviços comecem a pagar” e que o “Governo garante que tudo estará resolvido dia 15”.

De acordo com o JN, em causa estão as alterações a normas técnicas que definem quem tem direito às ajudas.

O Jornal de Notícias também mostra o choque na Malveira entre um comboio e um carro na fotografia do dia.

No Diário Económico, a escolha de destaque recaiu sobre uma notícia que afirma que a “Autoeuropa garante novo modelo do Volkswagen Eos” e segundo a qual a produção deste modelo já está a ser alvo de pré séries. Neste contexto, adianta o jornal, os “trabalhadores da Autorueopa reúnem amanhã com a administração para discutir aumentos salariais”.

Uma entrevista ao dirigente da Câmara municipal de Lisboa, António Costa, é outro dos destaques da primeira página do DE, tendo sido escolhida a declaração “Cavaco Silva far-se-á ouvir no PSD e evitará uma crise política”.

No Jornal de Negócios, a manchete diz que “novo aeroporto perde fundos comunitários” porque os fundos do QREN vão ser alocados para a linha de Alta Velocidade entre Lisboa e Madrid.

O jornal também apresenta na capa uma entrevista com o presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Lúcio Barbosa, que afirma que “estamos em rutura total na justiça fiscal”.

Entre os desportivos, os destaques distribuem-se entre os jogadores do Benfica Rúbem Amorim, Cardozo e David Luiz.

No Record, a manchete diz que Cardozo está “de olho no Dragão” e que o “goleador faz ‘forcing’para jogar clássico”.

Já A Bola titula "Duelo de milionários por David Luiz", adiantando que os clubes ingleses Chelsea e Manchester City estão interessados no defesa do Benfica.

O Jogo mostra uma fotografia de Rúben Amorim para afirmar que a lesão que o jogador sofreu no início da época pode ser transformada em problema crónico.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados