Pelosi quer proibir investimentos bolsistas a titulares de cargos governamentais

A presidente da Câmara dos Representantes dos EUA, a democrata Nancy Pelosi, apoiou na quarta-feira a ideia de proibir investimentos bolsistas aos congressistas, em particular, e aos titulares dos principais cargos públicos, em geral.



Segundo uma organização que monitoriza estas transações, a Capitol Trades, os congressistas e as suas famílias investiram no mercado de capitais cerca de 515 milhões de dólares (451 milhões de euros) só em 2021.

Durante uma conferência de imprensa, Pelosi disse que apoiava a proibição de operações bolsistas aos congressistas, mas também aos integrantes do poder executivo e aos juízes do Supremo Tribunal.

“Tem de se cobrir todo o governo” [no léxico político dos EUA, ‘governo’ inclui os três ramos: legislativo, judicial e executivo], afirmou Pelosi, recordando que os juízes, em particular os do Supremo Tribunal, não têm de divulgar as suas transações bolsistas, apesar de “tomarem decisões importantes todos os dias”.

No Congresso existem vários projetos de lei para restringir ou proibir taxativamente as operações bolsistas aos congressistas.

Esta quinta-feira, os membros do Congresso têm de informar qualquer transação financeira que façam até 45 dias depois de ter sido realizada.


PUB

A Phoenix 2, a próxima geração de cápsulas de reentrada da startup alemã Atmos Space Cargo, vai aterrar em Santa Maria em 2026. Agência Espacial Portuguesa - Space Port, que assinou um protocolo de cooperação com o Governo Regional dos Açores, está em negociações para Santa Maria receber mais dois voos de retorno