Nuno Bettencourt traz grandes nomes da música às Sete Cidades

Guitarrista nascido nos Açores idealizou concerto de dois dias, nas Sete Cidades, com atuações ao vivo e virtuais, e apresentação do trabalho de organizações ambientalistas



Black Eyed Peas, Pitbull, Stone Temple Pilots, Bush, Mod Sun, Girlfriends são alguns dos artistas confirmados para a primeira edição do Atlantis Concert  for Earth, um concerto sem fins lucrativos e de celebração da conservação global que vai decorrer nos dias 22 e 23 de julho de 2022, nas Sete Cidades, em Ponta Delgada.

O evento, idealizado pelo guitarrista açoriano Nuno Bettencourt, conhecido pelo seu trabalho nos Extreme, contará com a apresentação de Nicole Scherzinger, e terá um formato híbrido: haverá atuações, ao vivo e virtuais, de artistas icónicos, e a apresentação do trabalho de organizações ambientalistas de todo o mundo.

No comunicado da organização explica-se que entre “os verdadeiros Rockstars for Earth, estarão a Blue Azores, The Ocean Cleanup, Innerspace, Juccce, The White Feather Foundation (fundada pelo embaixador do Concert for Earth Julian Lennon), e a Grounded, Earth Uprising (fundada pela embaixadora do Concert for Earth Alexandria Villaseñor), Earth Percent, entre outras.

O objetivo do evento, afirma-se no comunicado é inspirar as pessoas a agir e a se tornarem elas próprias Rockstars for Earth.

O concerto pretende ter baixa pegada de carbono. Deste modo,  “quaisquer emissões de carbono resultantes do evento  serão calculadas, reduzidas e, sempre que possível, removidas com o apoio da A Greener Festival (https://www.agreenerfestival.com/), uma empresa sem fins lucrativos comprometida em  ajudar eventos, festivais e locais em todo o mundo a se tornarem mais sustentáveis e reduzir os seus impactos ambientais.

E, garantem os promotores, foram feitos “todos os estudos necessários”, sendo que “a Direção Regional do Ambiente foi sempre exigente e rigorosa com a organização, tal como a organização foi consigo própria”.

Atuações selecionadas serão transmitidas ao vivo gratuitamente em todo o mundo no sábado, 23 de julho através da Veeps: https://concertforearth.veeps.com/.  E haverá uma opção ‘Clique para Doar’ durante a transmissão ao vivo.

Os bilhetes já estão disponíveis em https://atlantisconcertforearth.bol.pt.

Como se explica no comunicado, o evento é organizado com financiamento privado: é viabilizado financeiramente por Steven Schuurman que, com Nuno Bettencourt e o empresário de alta tecnologia Rene M. Rigal, fundou a  Atlantis Entertainment, empresa de produção de  média, TV e cinema, e editora discográfica que criou agora o evento internacional para os Açores, e cuja programação está a cargo do “veterano da indústria da música e booker de talentos, Scott Igoe”.

Será dado, contudo, apoio logístico do Município de Ponta Delgada, Município da Lagoa, Junta de Freguesia das Sete Cidades, Governo Regional, Ilha Verde Rent a Car, e de “várias equipas de produção local com muita experiência adquirida ao longo dos anos”.

O concerto é um sonho antigo de Nuno Bettencourt, que trabalha há mais de uma década para concretizar o Concert For Earth.

O guitarrista explica as suas motivações: “hoje em dia, as expressões Clima e Crise Climática desencadeiam tantas emoções diferentes de todas as esferas da vida”. “Todos nós já ouvimos falar sobre a urgência, mas o medo não é a resposta. É hora de parar de dizer a todos como vamos morrer, e, em vez disso, mostrar como todos vamos viver”,  apelou o compositor e produtor multi-platina, citado no comunicado da organização. 

PUB

Premium

Entre 2014 e 2024, a comercialização do leite e do queijo açoriano, no seu conjunto, registou um aumento de valor de 44 por cento, passando de 190,7 milhões de euros em 2014 para os 274,6 milhões de euros registados em 2024