Açoriano Oriental
Ministra garante construção da prisão de São Miguel

A ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, garantiu ontem que o processo de adjudicação da 1ª fase da construção do novo Estabelecimento Prisional de São Miguel está concluído aguardando agora o visto do Tribunal de Contas (TdC).

Ministra garante construção da prisão de São Miguel

Autor: Luís Pedro Silva

A governante, que falava numa audição na Assembleia da República, respondia à deputada do PS/Açores, Lara Martinho, que recordou ser um investimento prioritário há vários anos para os Açores.

Lara Martinho referiu que quando o PS chegou ao Governo não existia nada feito em relação a este novo estabelecimento, que o identificou como uma das intervenções “prioritárias” no plano para o sistema prisional.

A deputada considera que esta é uma “obra irreversível”, mas defendeu que “é importante que não se perca mais tempo e que se garanta a conclusão desta obra de forma diligente”.

Francisca Van Dunen garantiu que o estudo prévio, elaborado pela Faculdade de Arquitetura, estará pronto no final deste mês, estudo este que servirá de base para depois se proceder à abertura do concurso para a contratação do projeto de arquitetura e das especialidades.

“Estamos simultaneamente a trabalhar no projeto de arquitetura o que significa que estaremos prontos para iniciar a obra no momento que estiver concluída a retirada da bagacina”, disse.

A ministra explicou ainda a opção pela Mata das Feiticeiras, revelando que o Exército demoraria quatro anos a sair do quartel dos Arrifes, uma das hipóteses em cima da mesa.
“Do ponto de vista urbanístico está muito próximo da malha urbana e numa área de expansão da cidade, pelo que se percebeu que não era realizável”, afirmou a ministra da Justiça aos deputados na Assembleia da República.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados