Autor: Lusa/AO Online
A notícia surge na sequência do segundo falhanço das negociações para estancar os prejuízos causados pela unidade sueca, que já leva 72 anos de vida.
A GM e a Spyker, uma fabricante de carros que chegam a custar 150 mil euros, encontraram "certos problemas" que não conseguiram ser resolvidos, de acordo com um comunicado citado pela Bloomberg.
Apesar do fecho anunciado, a Saab vai cumprir as suas obrigações em termos de garantias e de assistência aos automóveis já vendidos, bem como os pagamentos aos fornecedores, assegura o comunicado da GM.
O fecho da Saab conclui mais de um mês de reestruturação dentro da filial europeia da GM. A 3 de Novembro, a empresa norte-americana com sede em Detroit fez marcha-atrás no plano para vender a Opel e optou por manter a unidade. Também no mês passado, o grupo Koenigsegg AB desistiu das negociações para a compra da Saab, abrindo espaço para a entrada da Spyker na corrida, que agora termina em fracasso.
"Quem fosse apostar, não teria apostado numa boa conclusão para estas negociações porque nenhum dos outros negócios conseguiu chegar a bom porto", comentou Mike Tyndall, um analista da Nomura Securities, em Londres.