Açoriano Oriental
Mais de 70% das chinesas trabalham fora de casa
A China tem uma das mais altas taxas de emprego feminino do mundo (73%), mas nas empresas, a percentagem de mulheres CEO (chefe-executivos) ou com cargos diretivos não chega a 10%, alertou a imprensa oficial.
Mais de 70% das chinesas trabalham fora de casa

Autor: Lusa/AO online

 

Mesmo aos níveis intermédios de direção, apenas 27% dos lugares são ocupados por mulheres, segundo apurou um estudo realizado em maio passado em mais de 25 indústrias de 50 cidades chinesas.

As exigências da vida familiar constituem o principal obstáculo à progressão profissional das mulheres e as que conseguem progredir são vistas muitas vezes como "agressivas" e "menos femininas", assinala um dos autores do estudo, citado pelo China Daily.

"Tanto os homens como as mulheres não parecem gostar de patrões femininos", disse o mesmo especialista a propósito dos "persistentes estereótipos" em relação às mulheres e em particular ao seu estilo de liderança.

De acordo com o estudo, 38% das mulheres consideram que os homens são mais capazes de resolver problemas e apenas 29% pensam o contrário, e quanto à capacidade de construir equipas, os homens também aparecem à frente.

Cerca de 73% das chinesas em idade ativa estão empregadas, mais do que as mulheres do Reino Unido (67%) ou das norte-americanas (62%), refere o jornal.

PUB
Regional Ver Mais
Cultura & Social Ver Mais
Açormédia, S.A. | Todos os direitos reservados